Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93348
Title: A Aprendizagem Cooperativa da Gramática através da Descoberta Guiada no Ensino de Línguas Estrangeiras
Other Titles: Cooperative Grammar Learning through Guided Discovery in Foreign Language Teaching
Authors: Valladolid, Bárbara Gómez del Pulgar
Orientador: Jiménez, Ana Patrícia Rossi
Keywords: Gramática; Abordagem Indutiva; Aprendizagem Cooperativa; Descoberta Guiada; Estruturas de Aprendizagem Cooperativas; Grammar; Inductive Approach; Cooperative Learning; Guided Discovery; Cooperative Learning Structures
Issue Date: 21-Oct-2019
Serial title, monograph or event: A Aprendizagem Cooperativa da Gramática através da Descoberta Guiada no Ensino de Línguas Estrangeiras
Place of publication or event: Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra
Abstract: O paradigma atual de ensino de Línguas Estrangeiras defende o uso de metodologias ativas que convertam o aluno em protagonista da aprendizagem. No caso do ensino da gramática, defende-se uma abordagem indutiva que leve o aluno a formular hipóteses e a refletir acerca da língua, atendendo não só à forma como também ao significado das estruturas gramaticais. Contudo, a grande maioria dos professores continua a lecionar gramática de forma tradicional, considerando-a, tanto os docentes como os discentes, um conteúdo complexo e entediante, embora importante. O objetivo deste trabalho é mudar esta perceção, tentando encontrar uma forma mais motivadora de lecionar/aprender gramática, envolvendo o aluno de forma significativa na aprendizagem. Assim, a pergunta em que se foca este estudo é a seguinte: poderá a combinação entre a Aprendizagem Cooperativa e a Descoberta Guiada tornar a gramática mais aliciante? Para responder a esta pergunta, para além da observação direta da professora estagiária e das professoras-orientadoras de escola, foi realizado um questionário de 8 perguntas e submetido a 48 alunos de duas turmas diferentes (24 estudantes da disciplina de Inglês e 24 estudantes da disciplina de Espanhol).Os resultados obtidos demonstraram que a utilização de estruturas de aprendizagem cooperativas em combinação com a Descoberta Guiada, para além de tornar a gramática num conteúdo mais aliciante, favorece também a criação de um bom ambiente de trabalho, aumenta o envolvimento dos alunos dentro da sala de aula de forma significativa e, entre outros, facilita a compreensão dos conteúdos gramaticais. No entanto, seriam necessários questionários mais precisos, estudos mais longos e uma amostra maior para obter resultados mais fidedignos.
The current paradigm of Foreign Language Teaching argues for the use of active and student-centered methodologies. When it comes to the teaching of grammar, an inductive approach is favoured, which leads the learner to formulate hypotheses and reflect about language, both form and use. However, most of the teachers continue to teach grammar in a traditional way. Both teachers and students regard it as a complex and tedious, yet important content. The aim of this paper is to try to change this perception by involving the students in the learning process as much as possible. Thus, the question this study focuses on is: Can the combination of Cooperative Learning and Guided Discovery make grammar more motivating? To answer this question, in addition to the direct observation of the trainee teachers and the teacher trainers, an 8-question questionnaire was used. A total of 48 students from two different classes (24 students of English as a foreign language and 24 students of Spanish as a foreign language) answered the questionnaire.The results demonstrated that the use of cooperative learning structures in combination with Guided Discovery, not only converts grammar into a more motivating content, but also increases the involvement of the students, creates a positive classroom atmosphere and, among others, facilitates the understanding of grammar contents. However, more accurate questionnaires, longer studies and a bigger sample size would be needed to provide more reliable results.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93348
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
BarbaraValladolid_versaofinal.pdf5.01 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

592
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

162
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons