Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93335
Title: O cinema no ensino da Geografia: aplicação didática no tema “Contrastes de Desenvolvimento”
Other Titles: The cinema in the teaching of Geography: didatic application on the theme " Developmental Contrasts"
Authors: Serôdio, Ana Lúcia Lucas
Orientador: Castro, Maria de Fátima Grilo Velez de
Keywords: prática pedagógica supervisionada; ensino de geografia; contrastes de desenvolvimento; cinema; estratégia didática; supervised pedagogical practice; teaching of geography; developmental contrasts; cinema; didactic strategy
Issue Date: 3-Oct-2019
Serial title, monograph or event: O cinema no ensino da Geografia: aplicação didática no tema “Contrastes de Desenvolvimento”
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: Este relatório tem como objetivo apresentar uma descrição, análise e reflexão de todas as atividades realizadas durante a prática pedagógica supervisionada que decorreu no ano letivo 2018/2019 na Escola Secundária / 3º ciclo Dra. Maria Cândida, em Mira. Pretende-se ainda apresentar e testar uma aplicação didática baseada no uso do filme como recurso na exploração de conteúdos no ensino de Geografia. Está dividido em duas partes, sendo que na primeira parte é feita uma caracterização geral da escola, do núcleo de estágio e da turma e ainda a listagem e descrição das atividades letivas e não letivas realizadas durante o ano. A segunda parte é constituída por uma reflexão e discussão teórica associados ao tema “Contrastes de Desenvolvimento”, sendo no âmbito deste tema que se apresenta uma estratégia didática aplicada. Além da apresentação da sua estrutura e forma de implementação, é ainda apresentada uma avaliação dos resultados da sua aplicação e uma reflexão sobre a mesma.A estratégia teve como principal objetivo explorar o recurso ao cinema como estratégia de consolidação de conteúdos sobre a temática de “Contrastes de Desenvolvimento”, e baseou-se na elaboração de um guião de analise fílmica. O filme foi passado aos alunos durante as aulas de geografia e posteriormente o guião foi realizado pelos mesmos em sala de aula em grupos de 2 e 3 elementos. O filme selecionado, “Quem quer ser milionário”, retrata a história de um jovem indiano, pobre, pouco instruído e órfão, que participa num concurso de televisão que tem como objetivo ganhar dinheiro através da resposta correta a pergunta. O guião pretendeu abordar conteúdos como o IDH, obstáculos ao desenvolvimento e ainda algumas questões de opinião pessoal de forma a fomentar o espírito critico dos alunos.Através desta estratégia foi possível aos alunos consolidar conhecimentos através do cinema, estabelecer uma relação entre o filme e os conteúdos abordados anteriormente, bem como fomentar o seu espírito de análise crítica, pois o facto de o terem elaborado em conjunto com os colegas deu-lhes a oportunidade de discutirem e trocarem pontos de vista.
This report is the description, analysis and reflection of all activities performed in the supervised pedagogical practice at the Secondary School / 3rd cycle Dr. Maria Cândida, in Mira. It is also intended to present and test a didactic application based on the use of film as a resource in the exploration of contents in the teaching of geography.It has two parts: in the first part is found a general characterization of the school, the internship core, the class and also the listing and description of all the activities developed during the the year. The second part consists in a reflection and theoretical discussion under the theme “Developmental Contrasts”, in wich an applied didactic strategy is presented. Besides the presentation of its structure and form of implementation, it is also presented an evaluation of the results of its application and a reflection on it.The main objective of the strategy was to explore the use of cinema as a content consolidation strategy and was based on the elaboration of a film analysis script.The students whatched the film during geography classes and later they answered the script questions in the classroom in work groups with 2 and 3 elements. The selected movie, “Slumdog Millionaire,” tells the story of a poor, poorly educated, orphaned young Indian man who participates in a tv contest with a goal of make money by correctly answering questions. The script targets important subjects such as HDI (Human Development Index), obstacles to development and some questions of personal opinion in order to develop the critical spirit of the students.Over this strategy it was possible for the students to consolidate knowledge through cinema, to establish a relationship between the film and the previously discussed contents, as well as to develop their spirit of critical analysis.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: http://hdl.handle.net/10316/93335
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
AnaSerôdio_versaofinal.pdf3.25 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

24
checked on Jul 22, 2021

Download(s)

9
checked on Jul 22, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons