Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93315
Title: Formação de utilizadores em Escolas de Engenharia nas Bibliotecas de Ensino Superior em Portugal: a visão dos profissionais da informação
Authors: Silva, Rosa Maria 
Borges, Maria Manuel 
Keywords: Bibliotecas de Ensino Superior; Escolas de Engenharia; Formação de utilizadores;; Profissionais da informação
Issue Date: 28-Dec-2019
Serial title, monograph or event: Páginas a&b
Issue: 12
Place of publication or event: Porto
Abstract: A literacia da informação é cada vez mais importante na sociedade contemporânea caracterizada por um ambiente de rápidas mudanças tecnológicas e disseminação de recursos de informação e é, por essa razão, reconhecida como uma competência fundamental para o sucesso académico dos estudantes nas Instituições de Ensino Superior. Na atualidade, algumas das principais funções das bibliotecas das Instituições de Ensino Superior são apoiar os estudantes nas suas atividades de aprendizagem e de investigação. Uma vez que as bibliotecas têm um papel ativo no processo educativo, os profissionais da informação precisam de delinear planos de formação para irem ao encontro do seu público-alvo, criar metas e conceber estratégias para medir a eficiência e a qualidade dos serviços prestados. Para apurar a perceção destes profissionais da informação em Escolas de Engenharia em Portugal realizámos um inquérito por questionário. Os resultados permitiram concluir sobre as especificidades deste perfil de utilizador e que ainda existem muitos obstáculos à prática das formações dinamizadas pelas bibliotecas.
URI: http://hdl.handle.net/10316/93315
ISSN: 0873-5670
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Silva_e_Borges_-_2019_-_Formacao_de_utilizadores_em_Escolas_de_Engenharia_pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

11
checked on Apr 9, 2021

Download(s)

5
checked on Apr 9, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons