Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/92592
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinto, Telmo Miguel Pires-
dc.contributor.authorEusébio, Manuel Maria Martins dos Santos Picão-
dc.date.accessioned2021-01-14T23:10:31Z-
dc.date.available2021-01-14T23:10:31Z-
dc.date.issued2020-07-23-
dc.date.submitted2021-01-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/92592-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractO presente resumo presente na dissertação, apresenta-se seguidamente:Resumo..............................................................Atualmente, com a presença de mercados cada vez mais competitivos, as empresas têm virado as suas estratégias para a otimização de processos de forma a dar uma melhor resposta às exigências dos clientes. O problema de planeamento de rotas é um dos problemas que tem ganho maior destaque nesta mudança de paradigma, uma vez que através da sua resolução se podem obter ganhos bastante significativos no sentido da melhoria da utilização dos recursosNeste trabalho, desenvolveu-se uma metodologia de planeamento de rotas de um grossista farmacêutico, que alterou recentemente a localização da sua operação para novas instalações, sendo, portanto, necessário redefinir toda a sua estrutura de serviço às diferentes farmácias, partindo de instâncias reais.A metodologia proposta consiste na conjugação de métodos exatos co uma metodologia cluster first-route second para a resolução de um problema de planeamento de rotas consistente com um elevado número de clientes, restrições de janelas temporais, frota heterogénea e diferentes períodos de entrega. Desta forma, foi possível aplicar um método exato para grupos até 23 clientes, atingindo resultados com relativo baixo esforço computacionalOs resultados obtidos demonstram a potencialidade da metodologia proposta através da redução de custos operacionais ao mesmo tempo que se melhora o nível de serviço prestado. Palavras-chave: Logística, Planeamento de rotas consistente, Métodos exatos, Elevado número de clientes,por
dc.description.abstractThe present abstract present in the dissertation, is presented below.Abstract.............................................................Currently with the presence of ever more competitive markets, companies and businesses have turned to their process optimisation procedures to try and meet the ever growing needs of their clients. The problem with planning of rotas is one of the most highlighted problems in this paradigm shift: solving this problem would allow for a greater use of resources. In this work, the development of a method for planning the rotas of a wholesale pharmacist (who has recently changed his distribution location) is key to ensuring that the distribution needs of other pharmacies are met.The methodology proposed consists of a variety of exact methods taking into account the cluster first route second to be able to solve the problem of planning rotas in a scenario where there are an elevated number of clientes in the mix, time restrictions, heterogenous routes and different delivery dates. This way it was possible to apply a method for groups of up to 23 clientes, achieving results with relatively low computacional power. The results obtained from this work show an exciting potential for the application of this method through not only the reduction of operational costs but in conjuncture vastly improving the service provided to the clientes.......................................................................................................................................................................................................................................eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectLogísticapor
dc.subjectPlaneamento de rotas consistentepor
dc.subjectMétodos Exatospor
dc.subjectElevado Número de Clientespor
dc.subjectVRPeng
dc.subjectLogisticseng
dc.subjectExact Methodseng
dc.subjectLarge Instanceseng
dc.titleO problema do planeamento de rotas consistentes: aplicações na distribuição farmacêutica.por
dc.title.alternativeThe consistent Vehicle routing problem: applications in the pharmaceutical industryeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Engenharia Mecânica-
degois.publication.titleO problema do planeamento de rotas consistentes: aplicações na distribuição farmacêutica.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202520757-
thesis.degree.disciplineCiências de Engenharia Mecânica-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia e Gestão Industrial-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Mecânica-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorEusébio, Manuel Maria Martins dos Santos Picão::0000-0001-6106-812X-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriFerreira, Luís Miguel Domingues Fernandes-
uc.degree.elementojuriMoura, Ana Maria Pinto de-
uc.degree.elementojuriPinto, Telmo Miguel Pires-
uc.contributor.advisorPinto, Telmo Miguel Pires-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_ManuelEusebio_Final.pdf2.39 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

28
checked on Apr 8, 2021

Download(s)

22
checked on Apr 8, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons