Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/92576
Título: | A Obra Literária de Rómulo de Carvalho Subtítulo Ligação às Metas Curriculares De Física E De Química | Outros títulos: | The Literary Work of Rómulo de Carvalho Subtitle Link to the Curricular Goals of Physics and Chemistry | Autor: | Alves, Ângelo Miguel Pessoa | Orientador: | Martins, Décio Ruivo Rodrigues, Sérgio Paulo Jorge |
Palavras-chave: | Aprendizagens Essenciais; Programa de Física e Química A do 11ºano; Experiência de Oersted; Experiência de Faraday; Rómulo de Carvalho; Essential Learning; 11th grade Physics and Chemistry Program; Oersted Experience; Faraday Experience; Rómulo de Carvalho | Data: | 17-Jul-2020 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | A Obra Literária de Rómulo de Carvalho Subtítulo Ligação às Metas Curriculares De Física E De Química | Local de edição ou do evento: | DF/DQ da UC | Resumo: | Nas “Aprendizagens Essenciais” e no “Programa de Física e Química A do 11ºano”, de 2014, é sugerido, de um modo genérico, ao professor que realize atividades experimentais sobre a experiência de Oersted e a experiência de Faraday, em Física. Estas duas experiências e a lei de Faraday foram decisivas para o desenvolvimento tecnológico do século XIX e XX. Neste relatório encontram-se algumas das atividades experimentais que podem ser levadas a cabo, num contexto de ensino-aprendizagem, usando (e não usando) as novas tecnologias de aquisição e tratamento de dados.Para nos inteirarmos da abordagem tradicional a estas duas experiências, estudámos a obra científico-pedagógica e os artigos científicos assinados pelo sublime professor, pedagogo, historiador e poeta, Rómulo de Carvalho, e verificámos que ainda são bastante atuais e de grande utilidade para o professor, no domínio da evolução histórica dos conceitos e da pedagogia. Esta abordagem tradicional, à experiência de Oersted e de Faraday, foi, neste relatório, o princípio e o chão para novas abordagens, envolvendo o uso das novas tecnologias de informação e comunicação.No que diz respeito à Química, o mesmo estudo foi efetuado, mas, agora, generalizado (para o 3.º ciclo do ensino básico geral e o ensino secundário atuais) e tendo em consideração os respetivos programas e metas curriculares. Também aqui a obra de Rómulo de Carvalho revelou-se um auxílio importantíssimo no desenvolvimento curricular, nomeadamente nas reações de oxidação-redução, nas reações fotoquímicas, nas reações endotérmicas e exotérmicas e na cor dos compostos orgânicos. On “Aprendizagens Essenciais” and in “Programa de Física e Química A do 11ºano”, of 2014, it is suggested, generically to the teacher to perform experiments regarding Oersted and Faraday experiments in Physics class. These two experiments and Faradys law were decisive for the technologic development of XIX and XX centuries. On this report there can be found some experiments which are suitable for a teaching context, weather with the use of new technology on data acquisition and treatment or not.To understand the traditional approach for these experiments, the scientific and pedagogic work and articles of the great professor, pedagogue, historian and poet, was studied. Still it was verified that his work is still very up to date and of great use for the teacher, in an historical evolution perspective of the concepts and pedagogy. This traditional approach of the Oersted and Faraday experiments was for this report the cornerstone for new approaches, including the use of new information technology and communication.Regarding Chemistry, the same study was made, but in a general perspective (for the 3rd cycle of elementary school and also for high school) but always taking into account the respective curricular programs and goals. Also here the work of Rómulo de Carvalho turned out to be an important support for the curricular development, specifically on the subjects of the oxidation-reduction reactions, photochemical reactions, endothermic and exothermic reactions and the colour of organic compounds. |
Descrição: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia | URI: | https://hdl.handle.net/10316/92576 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório Final_Angelo Alves_MEFQ.pdf | 7.83 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
208
Visto em 16/abr/2024
Downloads
718
Visto em 16/abr/2024
Google ScholarTM
Verificar
Este registo está protegido por Licença Creative Commons