Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/92559
Título: Webdesing: Criação do website para o grupo Moldit Industries
Outros títulos: Webdesing: Creation of the website for the Moldit Industries group
Autor: Oliveira, Rita de Castro
Orientador: Carvalho, José Augusto Maçãs da Silva
Martins, Pedro José Mendes
Palavras-chave: Webdesign; Design Gráfico; Design de Interação; Utilizador; Moldes; Webdesign; Graphic Design; Interaction Design; User; Moulds
Data: 17-Set-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Webdesing: Criação do website para o grupo Moldit Industries
Local de edição ou do evento: MOLDIT, Indústria de Moldes, S.A.
Resumo: This dissertation was made under the premise of developing and implementing a website for the Moldit Industries group, which represents four production centers - Moldit, Moldit Brasil, ASG Molders and CF Moldes. In this sense, this dissertation’s main objective is to offer support in the communication of Moldit Industries’ new brand, making use of modern and appealing design, while also allowing for a coherent platform for the target user. In order to make the experience more appealing and conscious, the study of several concepts that enabled knowledge about user interaction with a system was used, how typography and images are crucial components in this process and how accessibility and responsive design affects the user experience or not. Search Engine Optimization strategies and practices were also a focal point in the collection of bibliographic material. Thus, so as to assess and act on the proposed objective, it was essential to analyse all of the group’s previously used websites, as well as websites currently in use by other companies within the same sector (the production of moulds for the injection and production of plastic pieces), with the clear intent of studying all of the used structures and navigation systems as well as usability, and understanding what are the best techniques and pratices for the presentation and organization of content so as to discover and create new paradigms for the use, implementation and efficient maintenance of the group’s new website. In the end, all of the data gathered allowed for the development of a user interface for the web, which was later validated in terms of usability, assuring its appeal, coherence and efficience, making it able to meet the user’s objectives, allowing for a unified and balanced management and relationship between the diverse content offered by the group’s companies and the Moldit Industries brand.
Esta dissertação tem como base o desenvolvimento e implementação de um website para o grupo Moldit Industries que representa quatro centros de produção - Moldit, Moldit Brasil, ASG Moldes e CF Moldes, tendo como objetivo oferecer suporte à comunicação da nova marca com um design moderno e apelativo, proporcionando uma plataforma coerente para o utilizador. Para tornar a experiência mais apelativa e consciente, recorreu-se ao estudo de diversos conceitos que permitissem alcançar conhecimentos sobre a interação do utilizador com um sistema, de que forma a tipografia e as imagens são componentes cruciais nesse processo e como é que a acessibilidade e o design responsivo afeta, ou não, a experiência do utilizador. As estratégia e práticas de Search Engine Optimization também foram ponto focal na recolha de material bibliográfico. De forma a responder aos objetivos estabelecidos foi necessário a análise dos websites antigos das empresas do grupo e dos websites das empresas do mesmo setor (produção de moldes para injeção e produção de peças plásticas), com o intuito de estudar a navegação, estrutura, usabilidade e compreender as melhores técnicas e formas de apresentar/organizar os conteúdos, procurando deduzir e sintetizar um conjunto de boas práticas que possam ser empregues na conceção, implementação e manutenção eficaz do novo website. No final, os dados obtidos possibilitaram o desenvolvimento de uma interface para a web validada a nível de usabilidade, que seja apelativa, coesa e eficiente e que consiga ir de encontro aos objetivos do utilizador, comportando de modo unificado e equilibrado a gestão e relacionamento dos diversos conteúdos das empresas do grupo com a marca Moldit Industries.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/92559
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
2018249378_RitadeCastro_Dissertacao.pdf93.96 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

195
Visto em 16/abr/2024

Downloads

83
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons