Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/92495
Title: Sabão com Arte
Other Titles: ..
Authors: Silva, Dina Rosa Gomes da
Orientador: Martins, Pedro José Mendes
Martins, Tiago Filipe dos Santos
Keywords: Comércio Eletrónico; Loja Online; Web Design; Saboaria; Sabão com Arte; E-commerce; Online Store; Web Design; Soap Factory; Sabão com Arte
Issue Date: 13-Jul-2020
Serial title, monograph or event: Sabão com Arte
Place of publication or event: Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra
Abstract: O comércio online é uma área que tem vindo a crescer ao longo das últimas décadas e é, hoje em dia, a base de sustentabilidade para muitos negócios. Este torna um negócio mais dinâmico, competitivo e permite uma maior interação com potenciais clientes. Para o cliente também oferece um leque de vantagens, permitindo-lhe total comodidade para fazer uma compra em qualquer hora e em qualquer lugar.No presente trabalho pretende-se responder a um objetivo proposto pela saboaria Sabão com Arte, que consiste na criação de uma loja online para exposição do catálogo e venda de sabonetes. Atualmente, os sabonetes são comercializados na loja física, em lojas turísticas, em monumentos e museus da cidade de Coimbra. A loja online face ao negócio tradicional vem oferecer a vantagem de não ter limitações geográficas. Com o objetivo proposto, a saboaria pretende ter mais visibilidade no negócio e alcançar mais clientes. O projeto Sabão com Arte foi criado pelo Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra (CEIFAC), dedicando-se à comercialização de sabonetes fabricados por métodos tradicionais, recuperando a tradição do fabrico do sabão. Os sabonetes são indicados não apenas para uso pessoal, mas também para prendas e ofertas, pessoais e institucionais, bem como em diversas ocasiões e contextos. Estes são ilustrados com imagens inspiradas na história e cultura da cidade de Coimbra, tendo a opção de a imagem ser personalizada pelo cliente.Com o intuito de responder de forma eficaz ao objetivo proposto por Sabão com Arte, o presente trabalho consistiu em três partes fulcrais: a investigação, a implementação e os testes de usabilidade. A investigação inclui um estudo sobre a área do comércio eletrónico. Na implementação foi desenvolvido o front-end da loja online. Os testes de usabilidade permitiram avaliar a eficácia, eficiência e satisfação dos utilizadores com a loja online.
Online commerce is an area that has been growing over the last decades and, nowadays, is the basis of sustainability for many businesses. This type of commerce makes a business more dynamic, competitive and allows for a greater interaction with potential customers. The customer has also a range of advantages, such a total convenience to make a purchase anytime and anywhere.In this work, I intend to respond to a goal proposed by Sabão com Arte, which is the creation of an online store to facilitate the catalog communication and allow the sale of hand-made soaps. Soaps are currently sold in the physical store, tourist shops, monuments and museums in the city of Coimbra. The traditional business online store offers an advantage of having no geographical restrictions. With the proposed objective, the soap shop intends to have more visibility in the business and reach more customers.The Sabão com Arte project was created by the Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra (CEIFAC). It is dedicated to the commercialization of soaps made by traditional methods, recovering the tradition of soap making. They are recommended for personal use, as well as for personal and institutional gifts and offerings in various occasions and contexts. The soap boxes are illustrated with images inspired by the history and culture of the city of Coimbra, and it is also possible for any customer to customize the soap box image.In order to respond effectively to the objective proposed by Sabão com Arte, the present work consisted of three key parts: research, implementation and usability tests. The research includes a study on the field of electronic commerce. In the implementation, the front-end of the online store was developed. The usability tests allowed us to evaluate the effectiveness, efficiency and satisfaction of users with the online store.
Description: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/92495
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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