Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/92415
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPortela, Manuel José de Freitas-
dc.contributor.advisorBicker, João Manuel Frade Belo-
dc.contributor.authorMoura, Ana Maria da Silva Alves Sabino Domingues-
dc.date.accessioned2021-01-07T11:03:29Z-
dc.date.available2021-01-07T11:03:29Z-
dc.date.issued2020-12-22-
dc.date.submitted2020-05-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/92415-
dc.descriptionTese no âmbito do Doutoramento em Materialidades da Literatura apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractEsta tese pretende demonstrar que um livro, através da sua materialidade gráfica e tipográfica, nos orienta na sua leitura. Pela forma material com que nos apresenta as palavras nele inscritas, o livro ativa convenções gráficas e de leitura, assim como cria essas mesmas convenções, num processo cíclico de interação com o leitor. Para levar a cabo esta análise, foi escolhido um corpus constituído por três edições de um mesmo texto — Bartleby, de Herman Melville. As diferenças entre estas três edições motivam e estruturam as três partes da tese. A primeira parte, à qual chamo «Livro um», tem como objetivo verificar como funcionam as instruções de leitura presentes nos elementos materiais, gráficos e tipográficos da edição da editora alemã Reclam, na sua coleção Universal-Bibliothek. Esta é uma edição de cariz académico, que permite fazer uma análise bastante extensa de vários tipos de elementos paratextuais. O «Livro dois» debruça-se sobre a edição da editora brasileira Cosac Naify, enquadrada na sua Coleção Particular, na qual é dada especial atenção ao projeto gráfico do livro. Aqui, iremos questionar os meios envolvidos na leitura de um livro, ou seja, qual a interrelação entre os meios verbal e visual, que participam em simultâneo no ato de leitura. No «Livro três» iremos observar como é que as instruções de leitura identificadas se modificam quando se alteram os suportes de leitura. Alguns dos elementos constantes da primeira análise são substancialmente alterados — e essas alterações respondem não apenas a diferenças tecnológicas, mas sim a uma redefinição de protocolos e convenções de leitura.pt
dc.description.abstractThe aim of this thesis is to demonstrate that a book, through its graphic and typographic materiality, guides us through its reading. Using the material form in which it presents the words inscribed in it, the book activates graphic and reading conventions, as well as creates these conventions, in an feedback loop with the reader. With this goal in mind, a corpus constituted by three editions of a same text — Bartleby, by Herman Melville — was chosen. The differences between these editions motivate and structure the three parts of the thesis. In the first part, named «book one», the point is to examine the workings of these instructions for reading, as present in the material, graphic and typographic elements of German publisher Reclam’s edition, within its Universal- Bibliothek collection. This is an edition meant for academic study, which enables an extensive analysis of various kinds of paratextual elements. «book two» looks at the Brazilian publisher Cosac Naify’s edition, in its Coleção Particular, in which the graphic design is especially cared for. Here, we will question the media involved in reading a book, by seeing how the visual and verbal media interact while both participate in the reading process. In «book three», we will observe how the instructions for reading are changed when the media format is altered. Some of the elements comprised in the first analysis are substantially altered — and those changes do not only respond to technological differences but also to a re-definition of reading protocols and conventions.pt
dc.language.isoporpt
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/PD/PD/BD/105704/2014/PT/MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA A APRESENTAÇÃO DA PALAVRApt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectLivropt
dc.subjectParatextopt
dc.subjectConvenções gráficaspt
dc.subjectDesign de Comunicaçãopt
dc.subjectTipografiapt
dc.subjectReadingpt
dc.subjectBookpt
dc.subjectParatextpt
dc.subjectGraphic conventionspt
dc.subjectCommunication designpt
dc.subjectTypographypt
dc.titleInstruções de leitura : um estudo sobre convenções gráficas de apresentação da palavra escritapt
dc.typedoctoralThesispt
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2020-12-22*
dc.identifier.tid101642326pt
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Artespt
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidadespt
thesis.degree.disciplineID03007541-
thesis.degree.leveldoutor-
thesis.degree.nameDoutoramento em Materialidades da Literaturapt
thesis.degree.grantorUnit00505::Universidade de Coimbra - Faculdade de Letraspor
uc.date.periodoembargo0por
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypedoctoralThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCLP - Centre of Portuguese Literature-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-6295-6732-
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
Files in This Item:
File Description SizeFormat
AnaSabino-InstrucoesdeLeitura.pdf35.71 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

599
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

539
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons