Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/91260
Title: Comunidades do Cinema
Authors: Branco, Sérgio Dias 
Keywords: Estudos fílmicos; Filosofia; Teoria do cinema
Issue Date: 2015
Publisher: Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
Serial title, monograph or event: Atas do IV Encontro Anual da AIM
Place of publication or event: Covilhã
Abstract: O filósofo Alain Badiou diz-nos que o teatro é, por natureza, a arte comunitária — por isso, nele se inscreve, por excelência, a possibilidade e o desafio da emancipação colectiva. Esta comunicação discute o cinema como arte potencialmente comunitária que nos força a repensar o que é uma comunidade. José Augusto Mourão define uma comunidade, não como um grupo, mas como uma prática da interlocução entre indivíduos que transcende o individual. Partindo do conceito de comunidade inoperante de Jean-Luc Nancy, Thomas Stubblefield defende que a comunidade surge no cinema a partir do reconhecimento de uma experiência do eu e do outro como reflexos. Esta perspectiva passa ao largo das comunidades do cinema reais que fazem entrever o laço entre a comunidade e a liberdade pessoal descrita por Karl Marx e Friedrich Engels. Como Badiou nota, o cinema não requer espectadores, apenas uma sala que alberga um público que vê e ouve. São os críticos de cinema que criam espectadores. Sendo o cinema uma arte de massas, as comunidades a que dá origem têm-se formado historicamente a partir do trabalho crítico, sensível e intelectual, sobre os filmes. Stanley Cavell assinala que a procura da comunidade é a procura da razão. E, no fundo, a razão de ser da dimensão comunitária do cinema funda-se nos discursos dialogantes sobre as suas obras e nas razões que lhes dão forma.
URI: https://hdl.handle.net/10316/91260
ISBN: 978-989-98215-2-1
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Artes - Artigos e Resumos em Livros de Actas

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