Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/91221
Title: Esbater Fronteiras - A Interdisciplinaridade no Ensino da Arquitetura em Coimbra
Other Titles: Blurring Boundaries - Interdisciplinarity in Architecture Education in Coimbra
Authors: Graça, Ana Luísa da Costa
Orientador: Gil, Bruno Ricardo Abrantes
Keywords: Ensino da Arquitetura; Interdisciplinaridade; Coimbra; DARQ; Projeto; Architeture Education; Interdisciplinarity; Coimbra; DARQ; Design
Issue Date: 10-Sep-2019
Serial title, monograph or event: Esbater Fronteiras - A Interdisciplinaridade no Ensino da Arquitetura em Coimbra
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A interdisciplinaridade no ensino da Arquitetura será o objeto de estudo desta dissertação. O foco resume-se em todas as pontes e ligações de onde a disciplina da arquitetura retira conhecimento, e como o transmite no percurso formativo.A mediação desta colaboração entre disciplinas, assim como a pedagogia e o ensino da Arquitetura, é algo que tem sido discutido sucessivamente, e que se encontra em constante mudança a par das alterações sociológicas, políticas e até mesmo da própria visão da escola em relação à profissão. Torna-se assim pertinente a análise do que está a acontecer no contemporâneo, no curso de Arquitetura, da Universidade de Coimbra.Pretende-se escrutinar todo o tipo de relações entre conhecimentos exteriores à área em questão, e de que modo acontecem, se desenvolvem e como complementam a formação do futuro arquiteto. As áreas exteriores que o Departamento de Arquitetura, em Coimbra, recolhe para si e assume como essenciais demonstram a sua identidade e o seu pensamento arquitetónico.Estas “formas de contacto” podem estar presentes de diversas maneiras, desde áreas nucleares inseridas no currículo, a professores, a indivíduos convidados para momentos no atelier de projeto, conferências, workshops e exposições… Apesar de esta colaboração exterior nem sempre ser assumida, ou estar presente mas em diferentes escalas, a ideia de multidisciplinaridade, de transdisciplinaridade e interdisciplinaridade estão sempre inseridas neste envelope que é o ensino da Arquitetura.
A interdisciplinaridade no ensino da Arquitetura será o objeto de estudo desta dissertação. O foco resume-se em todas as pontes e ligações de onde a disciplina da arquitetura retira conhecimento, e como o transmite no percurso formativo.A mediação desta colaboração entre disciplinas, assim como a pedagogia e o ensino da Arquitetura, é algo que tem sido discutido sucessivamente, e que se encontra em constante mudança a par das alterações sociológicas, políticas e até mesmo da própria visão da escola em relação à profissão. Torna-se assim pertinente a análise do que está a acontecer no contemporâneo, no curso de Arquitetura, da Universidade de Coimbra.Pretende-se escrutinar todo o tipo de relações entre conhecimentos exteriores à área em questão, e de que modo acontecem, se desenvolvem e como complementam a formação do futuro arquiteto. As áreas exteriores que o Departamento de Arquitetura, em Coimbra, recolhe para si e assume como essenciais demonstram a sua identidade e o seu pensamento arquitetónico.Estas “formas de contacto” podem estar presentes de diversas maneiras, desde áreas nucleares inseridas no currículo, a professores, a indivíduos convidados para momentos no atelier de projeto, conferências, workshops e exposições… Apesar de esta colaboração exterior nem sempre ser assumida, ou estar presente mas em diferentes escalas, a ideia de multidisciplinaridade, de transdisciplinaridade e interdisciplinaridade estão sempre inseridas neste envelope que é o ensino da Arquitetura.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/91221
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Ana Luisa Graça.pdf64.14 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

126
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

72
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons