Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/91050
Title: Todas as Cópias são Originais: eletrografia e copy art em Portugal
Authors: Santos, Bruno Daniel Ministro dos
Orientador: Portela, Manuel
Torres, Rui
Keywords: fotocopiadora; apropriação e remistura; performatividade material; arte postal; autoria coletiva; photocopier; appropriation and remix; material performativity; mail art; collective authorship
Issue Date: 11-Sep-2020
Project: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/PD/PD%2FBD%2F105707%2F2014/PT 
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Enquanto práticas de criação experimental assentes no uso da fotocopiadora, eletrografia e copy art problematizam a oposição histórica entre cópia e original ao conceber, através do processo de fotocópia, artefactos que podem ser considerados originais. Comercializada a partir dos anos 60 do século XX, a fotocopiadora foi de imediato apropriada por artistas para produzir obras de arte. Ao desviar a máquina da sua funcionalidade pragmática de origem, o seu uso enquanto meio de criação interpela as noções de autenticidade e singularidade ao explorar a transformação material sob um eixo diferencial de repetição e variação. Nesse gesto, abre-se lugar ao múltiplo em substituição do igual, posto que tais práticas revelam a natureza produtiva do meio de reprodução. Os trabalhos de Abílio-José Santos, António Aragão, António Dantas, António Nelos e César Figueiredo integram-se num quadro amplo de práticas, processos e projetos caraterizados pela apropriação, remistura e experimentação intermedial. Dialogam, por isso, com a instabilidade do conceito de arte, proposta pelas vanguardas do início do século XX e intensificada, a partir da década de 1960, pelos experimentalismos poéticos, conceptualismos, práticas Fluxus e artes dos novos meios. Esta investigação propõe entender a eletrografia e copy art portuguesas nas suas dimensões materiais, mediais e sociais, criando um lugar para o estudo desta prática artística enquanto poética transgressora de linguagens, meios e géneros. Nesse sentido, importa perceber de que forma é que a materialidade destas obras, aqui entendidas enquanto artefactos que inscrevem em si mesmos os processos que as geram, contribui para a reconceptualização das noções tradicionais de autoria e obra de arte. Considera-se, assim, que entender o objeto de estudo, tanto no contexto da prática internacional que o engloba, como na sua relação com outras práticas artísticas disruptivas do século XX, permitirá fornecer um contributo crítico para repensar a obra de arte no contexto de uma ecologia da mediação técnica. Deste modo, questiona-se a linearidade cronológica do desenvolvimento e uso dos sistemas técnico-mediais ao estabelecer pontos de contacto entre a colagem, a experimentação copigráfica e os meios programáveis digitais e em rede. Enquanto práticas de apropriação material, transferência sígnica e ressignificação performativa, eletrografia e copy art interpelam diretamente o universo das imagens técnicas e os seus programas. As práticas coletivas de criação em torno da fotocopiadora e a associação dos seus autores a comunidades alternativas como a rede internacional de arte postal permitem tecer uma malha de ligações críticas nos trabalhos dos artistas portugueses. Em particular, são relevantes as obras que assentam na transformação, remistura, erro, ruído visual e ilegibilidade e que, dentro desse quadro semiótico e técnico-medial, se dão a ver enquanto gestos de interferência material, social e política.
As experimental creative practices based on the use of photocopying, electrography and copy art problematize the historical opposition between copy and original by creating artifacts through the photocopy process that can be considered original. Commercialized from the 1960s onwards, the photocopier was immediately appropriated by artists to produce works of art. By deviating the machine from its original pragmatic functionality, its use as a creative medium challenges the notions of authenticity and uniqueness while exploring material transformation under a differential axis of repetition and variation. In this gesture, multiplicity replaces sameness, since such practices reveal the productive nature of the technological means of reproduction. The works of Abílio-José Santos, António Aragão, António Dantas, António Nelos and César Figueiredo are part of a broad set of practices, processes and projects characterized by appropriation, remixing and intermedial experimentation. Therefore, they suggest a dialogue with the instability of the concept of art, proposed by the avant-gardes of the early twentieth century and intensified, from the 1960s onwards, by literary experimentalisms, conceptualisms, Fluxus practices and new media arts. This research proposes to understand the Portuguese electrography and copy art in its material, medial and social dimensions, considering this artistic practice as a transgressive poetics of languages, media and genres. In this sense, it is important to understand how the materiality of these works, seen here as artifacts that self-reflexively inscribe themselves the processes that generate them, contributes to the reconceptualization of traditional notions of authorship and artwork. It is considered, therefore, that understanding the object of study, both in the context of the international practice that encompasses it, and in its relation with other disruptive artistic practices of the 20th century, will allow us to provide a critical contribution to rethink the work of art in the context of an ecology of technical mediation. Thus, the chronological linearity of the development and use of technical-medial systems is questioned by establishing points of contact between collage, copigraphic experimentation, networked and digital programmable media. As practices of material appropriation, signic reframing and performative ressignification, electrography and copy art directly call into question the universe of technical images and their programs. The collective practices of creation using the copy machine and the association of its authors with alternative communities such as the international Mail Art Network allow us to weave a rhizome of critical connections in the works of Portuguese artists. As such, of particular noteworthy mention are the works based on transformation, remixing, error, visual noise and illegibility, specifically understood as gestures of material, social and political interference within this semiotic and technical-medial framework.
Description: Tese de doutoramento em Materialidades da Literatura apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/91050
Rights: openAccess
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