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Título: CLOSE-UP, Representações cinematográficas como forma de perceção do espaço arquitetónico
Outros títulos: CLOSE-UP, Representações cinematográficas como forma de perceção do espaço arquitetónico
Autor: Pereira, Catarina José Oliveira
Orientador: Coelho, Carolina da Graça Cúrdia Lourenço
Urbano, Luís Filipe Dordio Martinho de Almeida
Palavras-chave: Perceção espacial; Cinema; Olhar; Movimento; Memória; Spacial Perception; Cinema; View; Movement; Memory
Data: 31-Mar-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: CLOSE-UP, Representações cinematográficas como forma de perceção do espaço arquitetónico
Local de edição ou do evento: FCTUC
Resumo: A presente dissertação centra-se sobre representações cinematográficas de espaços de arquitetura que foram idealizados para servir o espaço urbano, numa tentativa de perceber de que forma a imagem em movimento sugere ao observador uma leitura complementar do lugar apresentado.Existem, atualmente, diversos mecanismos de representação do espaço arquitetónico, como meio de comunicação e divulgação, dos quais a visão surge como sentido predominante da sua perceção. A linguagem cinematográfica, que é entendida como um mecanismo que tende a explorar a subjetividade, o olhar do espectador e a sua perceção do espaço, surge como potencial registo da componente espacial, como meio de representação, mas essencialmente, como processo de compreensão do espaço que explora o seu sentido do lugar, definido pelo seu contexto, vivências e simbolismo. O propósito deste trabalho, passa por analisar as diferentes formas de ver arquitetura que o cinema nos propõe. Neste sentido, apresenta-se uma reflexão de duas curtas-metragens: Sagrado e Porto, 1975, dois registos fílmicos sobre duas obras emblemáticas da arquitetura portuguesa, respetivamente a Igreja do Sagrado Coração de Jesus e o Conjunto Habitacional da Bouça. Casos representativos de uma transformação ideológica e social na conceção de espaços de culto e de habitação social. Torna-se pertinente analisar as perceções retidas pelos registos fílmicos face à experiência do lugar no contexto atual, no sentido de responder à questão de investigação colocada: De que modo as representações cinematográficas de espaços arquitetónicos afetam a forma como compreendemos esse lugar?
This work aims to study the cinematographic representations of architectural spaces that were designed to serve the urban environment, in an attempt to understand how the moving image suggests to the viewer a complementary interpretation of that place. Currently, there are several mechanisms of architectural representation, as a way of communication or diffusion, in which vision emerges as the predominant sense of its insight. Cinematographic language, commonly understood as a way to approach subjectivity, the beholder’s gaze and his perception of space, appears as a potential component to grasp spatial atmosphere, as a method of representation, but fundamentally, as a procedure of understanding that explores its sense, through its context, experiences and symbolism. The aim of this study is to analyse different ways of seeing architecture promoted by cinema. In this regard, it is presented a look into two short films: Sagrado and Porto, 1975, that set forth two symbolic portuguese architecture buildings: Igreja do Sagrado Coração de Jesus and Complexo Habitacional da Bouça. Both are remarkable buildings due to an ideological and social renovation of religious and social equipments. It is intended to understand the perceptions retained by the cinematic experience, in contrast to the experience of the place in the current context, in order to answer the research question: In which way cinematographic representations of architectural spaces affect the way we grasp these places?
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/90111
Direitos: closedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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