Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/89842
Título: Docência: Uma Profissão da Resiliência – Contexto Dentro e Fora de Sala de Aula
Outros títulos: Teaching: The Profession of Resilience - Context Within and Outside the Classroom
Autor: Marques, Kelly-Elizabeth Rodrigues
Orientador: Sá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco
Palavras-chave: Ensino; Resiliência; Programa; Burocracia; Avaliação; Teaching; Resilience; Program; Bureaucracy; Evaluation
Data: 19-Jul-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Docência: Uma Profissão da Resiliência – Contexto Dentro e Fora de Sala de Aula
Local de edição ou do evento: Estágio Curricular na Escola Secundária da Mealhada
Resumo: This internship report titled "Teaching: The Profession of Resilience - Context Within and Outside the Classroom" aims to answer the essential question: "What is it to be a teacher in regular education?".The main purpose of this internship report is to uncover the teaching profession, especially outside the context of the classroom. Over the past few years there have been many media events regarding teacher dissatisfaction, and recognition of the profession has often been called into question. Throughout the internship period, I had the opportunity to follow the work and the key moments, such as the class councils, moments of evaluation, among others. These moments allowed me to recognize the resilience of teachers, especially with increased bureaucratic work, with the race against time, with the unexpected changes in the official programs of the subjects (Essential Learning) and with the pressure of criteria and moments of student evaluation.The internship report will be divided into four parts: the first one will refer to the supervised pedagogical practice, specifically, the legal framework and the official program of philosophy; in the second part will be the Educational Context of the Mealhada School Group; the third part will concern teaching within and outside the context of the classroom; and finally, the fourth and final part will focus on my experience as a trainee teacher at the high school in Mealhada, the 11th grade, as well as on teaching in context within the classroom.
O presente relatório de estágio, intitulado de “Docência: A profissão da resiliência – Contexto dentro e fora de sala de aula” tem como propósito responder à seguinte questão essencial: “Afinal o que é ser Professor no ensino regular?”. A principal finalidade deste relatório de estágio é descortinar a profissão de docência, sobretudo, fora do contexto de sala de aula. Ao longo dos últimos anos muitos têm sido os acontecimentos que assistimos nos meios de comunicação social relativamente ao descontentamento dos professores e o reconhecimento da profissão tem sido, muitas vezes, posto em causa. Ao longo do período de estágio, tive a oportunidade de acompanhar o trabalho e os momentos fulcrais, tais como, os conselhos de turma, momentos de avaliação, entre outros. Esses momentos permitiram-me reconhecer a capacidade de resiliência dos professores, principalmente com o acrescido trabalho burocrático, com a corrida contra o tempo, com as mudanças inesperadas dos programas oficiais das disciplinas (Aprendizagens Essenciais) e com a pressão dos critérios e momentos de avaliação dos alunos. O relatório de estágio estará dividido em quatro partes: a primeira dirá respeito à prática pedagógica supervisionada, mais precisamente, o enquadramento legal e o programa oficial de filosofia; na segunda parte, tratar-se-á do Contexto Educativo do Agrupamento de Escolas da Mealhada; a terceira parte concerne à docência dentro e fora do contexto de sala de aula; e, por fim, a quarta e última parte incidirá sobre a minha experiência enquanto professora estagiária na Escola Secundária da Mealhada, no 11.º ano, bem como o que diz respeito à docência no contexto dentro de sala de aula.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/89842
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
KellyMarques_versaodefinitiva.pdf1.74 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

229
Visto em 24/abr/2024

Downloads

187
Visto em 24/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons