Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/89747
Title: As Questões da Abordagem Omnicanal no Alojamento Local: O caso da Host Wise
Other Titles: Questions of the Omnichannel Approach in short-rental: Host Wise case.
Authors: Araújo, André Dias
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Keywords: Multicanal; Omnicanal; Alojamento Local; Gestor de Canais; Canais de Venda; Multichannel; Omnichannel; Short-rental; Channel Manager; Sale Channels
Issue Date: 18-Sep-2019
Serial title, monograph or event: As Questões da Abordagem Omnicanal no Alojamento Local: O caso da Host Wise
Place of publication or event: Host Wise
Abstract: O seguinte relatório descreve o trabalho que foi realizado ao longo de cinco meses, entre Janeiro e Maio de 2019, na área de Marketing e Vendas da empresa Host Wise, no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Gestão. O desenvolvimento tecnológico e a globalização são dois processos de enorme complexidade e que acabam por influenciar todas as áreas profissionais. As áreas da gestão, do marketing e do turismo não são exceção. Este relatório tratará de assuntos relacionados, essencialmente, com estas três áreas. Através da identificação e definição de conceitos-chave para este tema, numa primeira fase, e duma interligação de conceitos, numa segunda, vamos tirar ilações acerca da influência de uma abordagem omnicanal no ramo do Alojamento Local, mais concretamente no caso específico da Host Wise. Depois da definição e desenvolvimento de conceitos como Multicanal, Omnicanal ou Cross-canal, bem como as suas vantagens, desvantagens e diferenças entre si, abordaremos o modelo de Alojamento Local como arrendamento turístico, desde a sua génese até à atualidade.Através de uma análise de dados adaptados da empresa, vamos tentar quantificar a mais-valia que é a abordagem omnicanal neste tipo de negócio. Depois, chegaremos às conclusões, onde concluímos que a abordagem omnicanal é importantíssima e, acima de tudo, essencial para as empresas que pretendem ter vantagem competitiva e cimentar uma posição de referência no respetivo mercado. De facto, os resultados obtidos estão dentro das expectativas e servem apenas para cimentar a ideia de que a abordagem omnicanal é a mais eficaz. A interligação de canais e a possibilidade de o cliente poder interagir e deslocar-se entre os mesmos é e será ainda mais uma obrigatoriedade para todas as empresas, independentemente do ramo de atuação.Por fim, tentaremos perceber a relevância deste estudo no contexto desta área profissional e o que se pode esperar do futuro.
The following report describes the work done for five months, between January 2019 and May 2019, in the Sales and Marketing department of Host Wise, within the curricular internship of the master’s degree in Management. The technologic development and the globalization are two processes of enormous complexity that end up influencing all professional sectors. Marketing, Management and Tourism sectors are no exception. This report will deal with issues related essentially to these three areas. Through the identification and definition of key concepts for this subject in a first phase, and an interconnection of subjects, in a second, we will draw conclusions about the influence of an omnichannel approach in the branch of short-term rental model Alojamento Local. After the definition and the development of concepts like Multichannel, Omnichannel or Cross-channel, as well as their advantages, disadvantages and differences among them, we will approach the model of Alojamento Local as a holiday rental, from its genesis to the present time. In short, we will understand how this specific market works, without forgetting the specific case of Porto, the city where I took this internship.Afterwards, after describing Host Wise and its respective business models, we will discuss the tasks that I was asked to perform I the company, identifying what went well and what were the main difficulties I encountered along the way. Then, we come to a central point of this report, where we conclude that the omnichannel approach has a high level of importance and it is essential to those companies that want to establish themselves as leaders in their respective market.In fact, the results are in line with the expectations and only serve to cement the idea that the omnichannel approach is the most effective. The interconnection of channels and the possibility for the customer to interact and move between them is and will be even more a must for all companies, regardless of their line of business.Finally, we will consider the influence that the omnichannel approach has on this specific area.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: http://hdl.handle.net/10316/89747
Rights: openAccess
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