Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/89729
Title: Schüleraktivierung: Estratégias de Aprendizagem Ativa
Other Titles: Schüleraktivierung:Active Learning Strategies
Authors: Rodrigues, Ana Raquel Carvalho 
Orientador: Carecho, Judite Manuela Silva Nogueira
Keywords: ensino de línguas estrangeiras; inglês; alemão; princípios didático-metodológicos; Schüleraktivierung; foreign language teaching; English; German; didactic-methodological principles; Schüleraktivierung
Issue Date: 17-Jul-2019
Serial title, monograph or event: Schüleraktivierung: Estratégias de Aprendizagem Ativa
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, está dividido em três capítulos: o primeiro capítulo explora o meio em que a prática pedagógica foi realizada; o segundo apresenta as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio, assim como uma reflexão geral sobre o mesmo; e no terceiro capítulo é fornecida a fundamentação teórica de dois princípios didático-metodológicos (Handlungsorientierung e Schüleraktivierung), bem como exemplos da sua aplicação. O ensino com base em princípios didático-metodológicos possibilita ao/a docente gerir as suas aulas com flexibilidade, adaptando-as ao contexto de cada turma. O 3º capítulo do relatório explora a aplicação pedagógica de dois princípios, nomeadamente a Handlungsorientierung (ensino orientado para a ação) e a Schüleraktivierung (maximização da atividade dos/as alunos/as), a duas turmas, uma de Inglês do ensino básico, e uma de Alemão do ensino secundário. Estes princípios aparecem na bibliografia como uma ferramenta que encoraja os/as docentes a motivarem os/as seus/suas alunos/as pela diversidade de estímulos oferecidos e pela forma como esses estímulos podem ser trabalhados, o que permite, por exemplo, melhorar a autonomia e participação das turmas. Através da sua implementação, procurei facilitar a aprendizagem dos/as alunos/as pela adaptação de materiais, conteúdos e tarefas tendo em conta os interesses e caraterísticas de cada grupo, assim como os estilos didáticos praticados pelos seus professores regentes. Apesar de o conceito de princípios didático-metodológicos não ser comum em Portugal, existem algumas referências à noção de ativar os/as alunos/as. Este trabalho pretende exemplificar como pode ser feita a ativação dos/as alunos/as de línguas estrangeiras, mesmo perante turmas com caraterísticas distintas. Os resultados das atividades realizadas demonstram que os/as alunos/as ficaram satisfeitos com as atividades em si, e que estas conseguiram suscitar o interesse da turma.
The present report, prepared for the Master’s degree in Teaching English and another Foreign Language (7-12), is divided into three chapters: the first chapter sets forth the context in which the teaching internship took place; the second presents the curricular and extracurricular activities carried out and a reflection on the teaching practice itself; and the third chapter presents the theoretical foundation of two didactic-methodological principles, (Handlungsorientierung and Schüleraktivierung), as well as examples of their application.Teaching based on didactic-methodological principles allows teachers to manage their classes with flexibility, adapting them to each group’s context. The third chapter of this report explores the pedagogical applicability of two principles, namely Handlungsorientierung (action oriented teaching) and Schüleraktivierung (maximizing the students’ participation), to two classes, one 7th grade English class and one 10th grade German class. According to the literature on the subject, these principles are described as a tool that encourages teachers to motivate their students through the different stimuli offered and through the tasks associated with them. This may, for example, improve the groups’ autonomy and participation. Through the implementation of these principles, I sought to facilitate the students’ learning by adapting materials, contents and tasks, taking into account each groups’ interests and characteristics, as well as the pedagogical styles of their main teachers. Although the concept of didactic-methodological principles is uncommon in Portugal, there are some references to the notion of activating students. This work aims to exemplify how one can activate foreign language students, even when the classes have distinct profiles. The results of the activities carried out in class show that the students were satisfied with the activities themselves, which also aroused the classes’ interest.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/89729
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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