Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/89704
Title: Os Espaços da Criança na Europa do Pós-Guerra: Repensar o Edifício Escolar a partir dos princípios do Team 10
Other Titles: Children's Spaces in Postwar Europe: Rethinking the School Building through the Principles of Team 10
Authors: Moreno, António José Santos Costa
Orientador: Coelho, Carolina da Graça Cúrdia Lourenço
Keywords: edifício escolar; team 10; segunda guerra mundial; adaptabilidade; transformação; school building; team 10; second world war; adaptability; transformation
Issue Date: 31-Oct-2019
Serial title, monograph or event: Os Espaços da Criança na Europa do Pós-Guerra: Repensar o Edifício Escolar a partir dos princípios do Team 10
Place of publication or event: Departamento de Arquitetura, Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: A presente dissertação tem como objetivo perceber como a formulação do pensamento arquitetónico decorrente da Segunda Guerra Mundial, protagonizado pelo Team 10, influencia a conceção dos espaços para as crianças. Neste sentido, procurar-se-á primeiramente estabelecer um elo de comparação entre os períodos antecedente e procedente a este conflito, de forma a analisar a evolução do pensamento arquitetónico em paralelo com o desenvolvimento dos espaços das crianças.Ao destacar o edifício escolar como objeto de estudo e, tendo como foco a sua interpretação em diversas escalas de análise: a escola na cidade; morfologia do espaço e programa; a sala de aula; e a caracterização material, pretende-se perceber de que forma este espaços se transformaram com um novo paradigma económico, político e social desencadeado pela guerra. Neste sentido procurar-se-á entender transformações concretas nos espaços de ensino que tiveram não só em conta estas premissas, como também pretenderam garantir um lugar próspero para a criança desenvolver as suas capacidades cognitivas, físicas e sociais.Assim, esta investigação abordará três edifícios designados para o uso de crianças, projetados por elementos do Team 10 que serão examinados através de uma matriz proposta com base nas escalas de análise suprarreferidas. Para além da sua análise individual, este estudo confrontará os três casos de estudo, de forma a entender as suas semelhanças e disparidades.Conclui-se que a Segunda Guerra Mundial despoletou o entendimento da arquitetura, por parte de uma geração de jovens arquitetos, o Team 10, que procura facilitar as interações humanas, a inserção do edifício na comunidade e o seu uso diário. Tal facto, aliado à valorização da criança e ao surgimento de novas políticas educativas, desencadeou uma nova abordagem aos espaços das crianças.
The following dissertation focus on understanding how the formulation of architectural thought aroused by the Second World War, starred by Team 10, had its influence on the conception of spaces dedicated for children. Thus, the research will primarily establish a comparative link between the periods, both prior and proceeding to this conflict, in order to analyse the evolution of architectural thought alongside the development of the school building. Highlighting the school building as the case study and having its interpretation as the focus in several analysis scales: school in the city; morphology of space and program; classroom; and material characterization, purporting to understand how schools adapted themselves to a new economic, political and social paradigm triggered by the war. Therefore, a research will be made to understand the specific transformations in teaching spaces, that didn’t only take into account to answer to this premises but also to grant a prosper space for children to develop their cognitive, physical and social capacities. Thus, this investigation will approach three buildings earmarked for children usage, designed by members of Team 10 that will be examined through a proposed grid based on the scales of analysis previously mentioned. Besides an individual interpretation aimed at a perception of the main focus of this work, this study will confront the three case studies in order to comprehend their similarities and disparities. It’s expected to conclude that the Second World War fused an understanding of architecture, by a fraction of a generation of young architects, Team 10, as something that pursuits to ease the human interactions, insertion of the building in the community and its daily usage. As a matter of fact, allied to the valorisation of children symbolism and the arising of new educative policies, it triggered a new approach to the conception of school building.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/89704
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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