Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/89609
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dc.contributor.advisorCoelho, Arnaldo Fernandes Matos-
dc.contributor.authorVan-Dúnem, Telma Vanádia Manuel-
dc.date.accessioned2020-06-21T22:00:14Z-
dc.date.available2020-06-21T22:00:14Z-
dc.date.issued2019-09-18-
dc.date.submitted2020-06-21-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/89609-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia-
dc.description.abstractPropósito: Essa dissertação tem como objetivo estudar a perceção dos turistas “estrangeiros” face à imagem do destino Luanda. Este estudo visa assim avaliar a satisfação com o destino, bem como testar de forma empírica os construtos que provavelmente podem influenciar na satisfação. Para isso, escolheu-se como antecedentes da satisfação com o destino: o país de origem, identidade do local, distinção ideal, autenticidade, envolvimento duradouro de viagens, assim como as emoções positivas e negativas. Como consequentes escolheu-se o afeto ao lugar, a intenção de revisitar, a intenção de recomendar e a preferência pelo destino. Metodologia: Para analisar as relações acima descritas, optou-se por estudo quantitativo tendo a recolha de dados sido feita através de um inquérito. A análise dos dados estatísticos foi realizada com recurso ao software estatístico IBM SPSS AMOS e baseada no Modelo das Equações Estruturais (MEE). Os resultados deste estudo, baseado numa amostra de 200 turistas. Resultados: Esta pesquisa mostrou que a imagem do país e as emoções positivas e negativas impactam na satisfação do turista em relação ao destino. Foi ainda evidenciado que a satisfação com o destino tem de fato uma influência positiva quer no afeto ao lugar, quer na intenção do turista revisitar e recomendar um destino. Chegou-se ainda à conclusão que a satisfação permite também que o destino seja eleito, pelo turista, como sendo o seu destino preferido.Contribuições práticas: As conclusões deste estudo servem como ferramentas orientadoras que os gestores turísticos devem ter em conta aquando da definição de estratégias. Conclui-se que, para além dos elementos mais materiais do destino, também é importante apostar nos aspetos mais emocionais e simbólicos. Originalidade: Esta dissertação, através da satisfação com o destino, traz pela primeira vez uma análise da perceção que os turistas internacionais têm sobre Luanda. Inova também ao testar pela primeira vez uma relação entre a imagem do país de origem (destino) com a satisfação com o destino.por
dc.description.abstractPurpose: This dissertation objective is to study the perception of the "foreign" tourists in the face of the destination image in a country of risk, as well as to test in an empirical way the constructs that probably can influence satisfaction. In order to do this, we choose as antecedents of destination satisfaction: the country of origin, place identity, optimal distinctiveness, authenticity, enduring travel involvement, as well as positive and negative emotions. As consequents, we´ve chose place attachment, the intention to revisit, the intention to recommend and the preference for destination.Methodology: To analyze the relationships described above, a quantitative study was chosen and the data collection was done through an inquiry. Statistical data analysis was performed using the IBM SPSS AMOS statistical software and based on the Structural Equations Model (MEE). The results of this study are based on a sample of 200 tourists.Results: This research showed that the image of the country and the positive and negative emotions impact on the satisfaction of the tourist. It has also been shown that satisfaction with destination has a positive influence both place attachment and on the intention of the tourist to revisit and recommend a destination. It was also concluded that satisfaction also allows the destination to be chosen by the tourist as their preferred destination.Practical contributions: The conclusions of this study serve as guiding tools that tourism managers must take into account when defining strategies. It is concluded that besides the more material elements of destiny it is also important to focus on the most emotional and symbolic aspects.Originality: This dissertation, through satisfaction with destiny, brings for the first time an analysis of the perception that international tourists have about Luanda. It also innovates by testing for the first time a relationship between the image of the country of origin (destination) and satisfaction with destiny.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectPerceção do turistapor
dc.subjectImagem do paíspor
dc.subjectSatisfação com o destinopor
dc.subjectLuandapor
dc.subjectTourist perceptioneng
dc.subjectImage of the countryeng
dc.subjectSatisfaction with the destinationeng
dc.subjectLuandaeng
dc.titleA perceção do turista internacional face à imagem do destino: um estudo empírico aplicado à cidade de Luandapor
dc.title.alternativeTHE PERCEPTION OF THE INTERNATIONAL TOURIST FACE THE IMAGE OF DESTINATION: AN EMPIRICAL STUDY APPLIED TO LUANDA CITYeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationUniversidade de Coimbra-
degois.publication.titleA PERCEÇÃO DO TURISTA INTERNACIONAL FACE À IMAGEM DO DESTINO: UM ESTUDO EMPÍRICO APLICADO À CIDADE DE LUANDApor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202399818-
thesis.degree.disciplineMarketing-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Marketing-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Economia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorVan-Dúnem, Telma Vanádia Manuel::0000-0003-0418-0419-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriAugusto, Mário António Gomes-
uc.degree.elementojuriCoelho, Arnaldo Fernandes Matos-
uc.degree.elementojuriBairrada, Cristela Maia-
uc.contributor.advisorCoelho, Arnaldo Fernandes Matos-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4345-1349-
crisitem.author.orcid0000-0003-0418-0419-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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