Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/88798
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dc.contributor.advisorDias, Luís Miguel Cândido-
dc.contributor.authorPita, Gabriela Duarte Oliveira de Castro-
dc.date.accessioned2020-02-06T12:16:02Z-
dc.date.available2020-02-06T12:16:02Z-
dc.date.issued2019-10-30-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/88798-
dc.descriptionTese no âmbito d Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia e apresentada ao Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractOs impactos significativos do transporte rodoviário no consumo energético e nas emissões ambientais têm levado ao desenvolvimento de vários planos que visam atenuá-los. Os Veículos Eléctricos (VEs), ao permitirem a utilização de energias renováveis para carregar as baterias, têm sido vistos como uma solução que tem potencial para reduzir a contribuição dos transportes rodoviários para os problemas ambientais. No entanto, a dificuldade que os VEs têm enfrentado para entrar no mercado Português, juntamente com a ineficiência das políticas implementadas para estimular a procura desses veículos, denota a necessidade de analisar o mercado de uma forma mais abrangente. O facto de as preferências dos consumidores, e consequentemente as suas decisões de compra, terem sido apontados como os principais fatores para a presença sustentável dos VEs no mercado, justifica que esta tese analise do impacto das preferências dos consumidores na penetração no mercado de VEs em Portugal. O extenso número de estudos focados na análise de preferências dos consumidores sobre VEs reforça a importância de utilizar informação dos consumidores como base para definir estratégias de incentivo à adopção e penetração de VEs no mercado. A análise de estudos anteriores permitiu identificar duas grandes correntes de investigação, nomeadamente a análise de preferências dos consumidores e a análise de difusão de VEs. A abordagem desta tese é mais abrangente, ao englobar as duas correntes de investigação de forma a alcançar o principal objectivo deste estudo, i.e. identificar a estrutura de preferências dos consumidores em diferentes contextos de mercado e verificar qual o seu impacto nas dinâmicas de mercado dos VEs. A complexidade subjacente ao objectivo desta tese requereu uma metodologia com vários métodos, interligados entre si, que inclui dois métodos de eliciação de preferências, a Análise Conjunta Baseada na Escolha (CBC) e a Teoria de Utilidade Multiatributo (MAUT), e um método de análise de difusão, a Dinâmica de Sistemas. De forma a obter os dados necessários para as metodologias seleccionadas foi desenhado um questionário de preferências declaradas onde os consumidores comparam um conjunto de veículos relativamente ao seu preço, autonomia, consumo de combustível/electricidade e emissões de CO2. Esta abordagem permitiu que esta tese contribuísse para a literatura tanto a nível metodológico como empírico, através de várias análises ao nível individual e agregado. Ao nível individual, as preferências dos consumidores foram eliciadas através de CBC e MAUT. O método CBC representou melhor as preferências dos consumidores por VEs, mas a MAUT induziu um potencial efeito de aprendizagem das preferências eliciadas através de CBC. Ao nível agregado, foi desenvolvido um modelo de difusão de VEs para o mercado Português, usando como ponto de partida um modelo de difusão de referência. A principal contribuição do novo modelo foi a modelação dinâmica das preferências, ou seja, foi considerado que as preferências se alteram consoante as condições do mercado. A definição de transição de preferências no modelo de difusão permitiu analisar qual seria o impacto dessa transição na difusão de VEs e na definição de políticas de incentivo. A adaptação dos subsídios para VEs às preferências dinâmicas dos consumidores possibilita uma penetração no mercado de VEs mais cedo e com menor custo. Os dois resultados principais desta tese permitem clarificar que direcções futuras podem vir a alcançar com sucesso uma quota de mercado de VEs mais significativa. O primeiro diz respeito à identificação do consumo de combustível/electricidade como o atributo mais relevante para os consumidores Portugueses, de acordo com diferentes métodos de eliciação e diferentes contextos de mercado. O segundo resultado foi a identificação dos Veículos Híbridos Plug-in (PHEVs) como os veículos que os consumidores Portugueses mais preferem, sendo o elevado preço de aquisição é a maior barreira à introdução em massa destes veículos no mercado Português. Neste contexto, e sabendo que os PHEVs podem ser considerados como uma tecnologia de transição para os Veículos Eléctricos a Baterias (BEVs), os subsídios de incentivo à compra de PHEVs poderão ser uma medida efectiva para aumentar a propensão futura dos consumidores a comprar BEVspt
dc.description.abstractThe significant impact of road transportation on energy consumption and environmental emissions has led to several plans aiming to mitigate those impacts. Electric Vehicles (EVs), by allowing the use of renewable energies to charge electric batteries, have been considered potential solutions to reduce the contribution of road transport to environmental problems. However, the difficult market penetration of EVs in Portugal, along with the ineffectiveness of the implemented policies to stimulate consumers demand for these vehicles, calls for a comprehensive analysis of the EV market. As consumer preferences, and consequently their purchase decisions, have been highlighted as the main driver for a sustainable presence of these vehicles in the market, this thesis addresses the impact of consumer preferences on the market penetration of EVs, considering the Portuguese context. The extensive literature on consumer preferences of EVs underlines the importance of using consumers’ information when designing incentive strategies for EVs penetration in the markets. Two main streams of research are identified in previous studies: the analysis of consumer preferences and the diffusion analysis of EVs. In this thesis a comprehensive approach that encompasses both streams is applied in order to fulfil the overall goal of this research, namely to identify the structure of consumer preferences under different market contexts and to verify its impact on market dynamics of EVs. The complexity of this challenge required a multiple and interlinked methodology, from consumer preference elicitation methods, namely Choice-based Conjoint Analysis (CBC) and Multiattribute Utility Theory (MAUT), to diffusion analysis techniques, namely System Dynamics. A stated preference survey considering several vehicles with different purchase price, range, fuel/electricity consumption and CO2 emissions was designed to fulfil the data requirements of the selected methodologies. The research approach allowed contributing to the literature both methodologically and empirically through several analyses at the individual and aggregated levels. At the individual level, consumer preferences were elicited through CBC and MAUT. CBC was found to better represent consumer preferences for EVs, but MAUT can induce a learning effect on consumer preferences elicited through CBC. At the aggregated level, a diffusion model of EVs was developed for the Portuguese market using a diffusion model from the literature as a starting point. The main novelty of the developed diffusion model was the modelling of dynamic consumer preferences, i.e. preferences were considered to change according to different market conditions. The definition of a transition of preferences within a diffusion model allowed studying the impact of such transition on EVs diffusion and on incentives policies design. Adapting subsidies policies for EVs to dynamic consumer preferences decreases cost and time to achieve policy targets. Two main overall findings of this thesis shed some light about future pathways towards a significant market share of EVs. First, the fuel/electricity consumption was found to be the most relevant attribute for Portuguese consumers according to different elicitation methods and different market conditions. Second, Plug-in Electric Vehicles (PHEVs) are the most preferred vehicles for consumers and only their purchase price has been preventing their mass introduction on the Portuguese market so far. In this context, directing the subsidies policies to these vehicles, considered as transactional technologies to Battery Electric Vehicles (BEVs), would be an effective measure to promote PHEVs purchases and that may foster future adoption of BEVs.pt
dc.language.isoengpt
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147388/PTpt
dc.relationSFRH/BD/51639/2011pt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectElectric vehiclespt
dc.subjectconsumer preferencespt
dc.subjectConjoint Analysispt
dc.subjectMultiattribute Utility Theorypt
dc.subjectSystem Dynamicspt
dc.subjectdiffusion modelpt
dc.subjectdynamic preferencespt
dc.subjectVeículos eléctricospt
dc.subjectpreferências dos consumidorespt
dc.subjectAnálise Conjuntapt
dc.subjectTeoria de Utilidade Multiatributopt
dc.subjectDinâmica de sistemaspt
dc.subjectmodelo de difusãopt
dc.subjectpreferências dinâmicaspt
dc.titleMarket dynamics of Electric Vehicles in Portugal: Coupling preference modeling and diffusion analysispt
dc.typedoctoralThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2019-10-30*
dc.identifier.tid101616066pt
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspt
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameDoutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energiapt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypedoctoralThesis-
item.languageiso639-1en-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitINESC Coimbra – Institute for Systems Engineering and Computers at Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1127-1071-
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Doutoramento
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