Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/88665
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dc.contributor.authorPeixinho, Ana Teresa-
dc.date.accessioned2019-12-18T15:58:22Z-
dc.date.available2019-12-18T15:58:22Z-
dc.date.issued2018-03-01-
dc.identifier.issn2183-6019-
dc.identifier.issn1645-5681-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/88665-
dc.description.abstractDurante décadas, uma considerável parte da discussão sobre o ensino do Jornalismo em Portugal focou-se, sobretudo, em aspetos que diziam respeito, por um lado, à antítese prática / teoria e, por outro lado, à necessidade de adaptação tecnológica dos curricula, a fim de responderem à acelerada mudança das tecnologias da informação e da comunicação. Neste artigo, defende-se o valor das Humanidades na formação dos jornalistas, atendendo aos desafios que atualmente se colocam à profissão. Ora, uma formação universitária em Jornalismo tem de estar preparada para conseguir precisamente dotar os estudantes de um conjunto de saberes e competências que lhes permitam respeitar as questões éticas e deontológicas inerentes à profissão; perceber que o mundo multicultural, multilinguístico e, sobretudo, multimédia, implica novos desafios éticos e realidades mais complexas que exigem uma estrutura de pensamento mais sólida e, sobretudo, a capacidade de pensar e resolver problemas mais complexos e sensíveis.por
dc.description.abstractFor decades, a considerable part of the discussion on the journalism education in Portugal focused mainly on aspects that concerned, on the one hand, the antithesis practice / theory and, on the other hand, the need for technological adaptation of curricula, in order to respond to the rapid change of information and communication technologies. In this article, we defend the value of the humanities in the training of journalists, in view of the challenges that the profession currently faces. Now a university education in journalism must be prepared to provide students with a set of knowledge and skills to meet the ethical issues inherent to the profession; realize that the multicultural world, multilingual and, above all, multimedia, involves new ethical challenges and more complex realities that require a more solid structure of thought and, above all, the ability to think and solve most complex and sensitive issues.eng
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofMediapolis-
dc.rightsopenAccess-
dc.titleO contributo das humanidades para o ensino do jornalismopor
dc.title.alternativeThe liberal arts contribution to journalism educationeng
dc.typearticle-
dc.typepublishedVersion-
degois.publication.firstPage105-
degois.publication.lastPage117-
degois.publication.issue3-
degois.publication.titleMediapolis-
dc.peerreviewedyespor
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
crisitem.author.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.researchunitCLP - Centre of Portuguese Literature-
crisitem.author.orcid0000-0002-4533-7921-
Appears in Collections:I&D CLP - Artigos em Revistas Nacionais
I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais
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