Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/88296
Title: A influência do Microbiota Intestinal na fisiopatologia da Obesidade e Diabetes Mellitus tipo 2
Other Titles: The influence of intestinal microbiota on the pathophysiology of obesity and type 2 diabetes mellitus
Authors: Pinto, Mariana Isabel Teixeira
Orientador: Rocha, Bárbara Silva
Almeida, Filomena Sofia Martins de
Keywords: Microbiota Intestinal; Obesidade; Diabetes; Dieta; AGCC; Intestinal Microbiota; Obesity; Diabetes; Diet; AGCC
Issue Date: 26-Sep-2019
Serial title, monograph or event: A influência do Microbiota Intestinal na fisiopatologia da Obesidade e Diabetes Mellitus tipo 2
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O microbiota intestinal engloba todos os microrganismos que colonizam o trato gastrointestinal apresentando uma relação simbiótica com o hospedeiro. É considerada como uma comunidade diversificada e dinâmica que possui um envolvimento crucial em diferentes vias metabólicas, contribuindo para o desenvolvimento e maturação do sistema imunitário e apresentando uma participação fulcral na digestão. Portanto, o crescente interesse em estudar a diversidade microbiana advém da necessidade de um maior conhecimento e caracterização desta complexa comunidade. Nos últimos anos, vários estudos evidenciaram o importante papel do microbiota intestinal no hospedeiro sugerindo que poderá ter implicações na saúde quando ocorre uma instabilidade na relação microflora-hospedeiro. Obesidade e diabetes são duas patologias que globalmente afetam milhões de pessoas, cujo seu desenvolvimento é influenciado por diversos fatores como dieta, genética e estilo de vida. Esta monografia tem como objetivo debater-se sobre o papel da microbiota intestinal, como um possível fator condicionante na fisiopatologia da obesidade e diabetes. Segundo vários dados da literatura, alterações na composição microbiana podem afetar significativamente os mecanismos homeostáticos intestinais, e consequentemente, promover o aparecimento destas condições metabólicas. Desta forma, a modulação do microbiota intestinal pode constituir uma alternativa terapêutica interessante e promissora.O microbiota intestinal engloba todos os microrganismos que colonizam o trato gastrointestinal apresentando uma relação simbiótica com o hospedeiro. É considerada como uma comunidade diversificada e dinâmica que possui um envolvimento crucial em diferentes vias metabólicas, contribuindo para o desenvolvimento e maturação do sistema imunitário e apresentando uma participação fulcral na digestão. Portanto, o crescente interesse em estudar a diversidade microbiana advém da necessidade de um maior conhecimento e caracterização desta complexa comunidade. Nos últimos anos, vários estudos evidenciaram o importante papel do microbiota intestinal no hospedeiro sugerindo que poderá ter implicações na saúde quando ocorre uma instabilidade na relação microflora-hospedeiro. Obesidade e diabetes são duas patologias que globalmente afetam milhões de pessoas, cujo seu desenvolvimento é influenciado por diversos fatores como dieta, genética e estilo de vida. Esta monografia tem como objetivo debater-se sobre o papel da microbiota intestinal, como um possível fator condicionante na fisiopatologia da obesidade e diabetes. Segundo vários dados da literatura, alterações na composição microbiana podem afetar significativamente os mecanismos homeostáticos intestinais, e consequentemente, promover o aparecimento destas condições metabólicas. Desta forma, a modulação do microbiota intestinal pode constituir uma alternativa terapêutica interessante e promissora.
The Intestinal Microbiota comprehends all the microorganisms that colonize the gastrointestinal tract developing a symbiotic relationship with the host. It can also be considered as a diverse and dynamic community that has a crucial involvement in different metabolic pathways, contributing to the development and maturation of the immune system and having a key role in digestion. Therefore, the growing interest in studying microbial diversity comes from the need of getting a better understanding, greater knowledge and characterization of this complex community.In recent years, several studies have proved the important role of the intestinal microbiota in the host, suggesting that it may have health implications when instability in the microflora-host relationship occurs.Obesity and Diabetes are two conditions that globally affect millions of people, whose development is influenced by many factors such as diet, genetics and lifestyle.This dissertation have the main purpose of debate the role of the intestinal microbiota as a possible conditioning factor in the pathophysiology of Obesity and Diabetes. According to several information from the literature, changes in microbial composition can significantly affect intestinal homeostatic mechanisms, and consequently promote the appearance of these metabolic conditions. Contemplating this, the modulation of the intestinal microbiota may be an interesting and promising therapeutic alternative.O microbiota intestinal engloba todos os microrganismos que colonizam o trato gastrointestinal apresentando uma relação simbiótica com o hospedeiro. É considerada como uma comunidade diversificada e dinâmica que possui um envolvimento crucial em diferentes vias metabólicas, contribuindo para o desenvolvimento e maturação do sistema imunitário e apresentando uma participação fulcral na digestão. Portanto, o crescente interesse em estudar a diversidade microbiana advém da necessidade de um maior conhecimento e caracterização desta complexa comunidade. Nos últimos anos, vários estudos evidenciaram o importante papel do microbiota intestinal no hospedeiro sugerindo que poderá ter implicações na saúde quando ocorre uma instabilidade na relação microflora-hospedeiro. Obesidade e diabetes são duas patologias que globalmente afetam milhões de pessoas, cujo seu desenvolvimento é influenciado por diversos fatores como dieta, genética e estilo de vida. Esta monografia tem como objetivo debater-se sobre o papel da microbiota intestinal, como um possível fator condicionante na fisiopatologia da obesidade e diabetes. Segundo vários dados da literatura, alterações na composição microbiana podem afetar significativamente os mecanismos homeostáticos intestinais, e consequentemente, promover o aparecimento destas condições metabólicas. Desta forma, a modulação do microbiota intestinal pode constituir uma alternativa terapêutica interessante e promissora.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas apresentado à Faculdade de Farmácia
URI: https://hdl.handle.net/10316/88296
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Final com capa Mariana Pinto (1).pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

1,895
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

1,278
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons