Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/88128
Título: Hinoki: um conto geobiológico - sismologia, multicelularidade e ciclos de vida no Ensino Básico e Secundário
Outros títulos: Hinoki: a geobiological tale- seismology, multicellularity and life cycles in Basic and Secondary Education
Autor: Silva, João Emanuel Cunha
Orientador: Abrantes, Isabel Maria de Oliveira
Magalhães, Paulo Manuel
Tonicher, Pedro Miguel Callapez
Palavras-chave: estágio pedagógico; sismologia; biological evolution; in-school training; life cycles; practical and cooperative activities; seismology; atividades práticas e cooperativas; ciclos de vida; evolução biológica
Data: 27-Set-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Hinoki: um conto geobiológico - sismologia, multicelularidade e ciclos de vida no Ensino Básico e Secundário
Local de edição ou do evento: Portugal
Resumo: Este relatório pretende apresentar o trabalho realizado ao longo da unidade curricular “Estágio Pedagógico e Relatório”, pertencente ao Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia do 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Os principais objetivos desta unidade passaram por: 1) enquadrar os conhecimentos construídos durante a licenciatura e mestrado, nos documentos vinculados pela Direção-Geral da Educação (DGE); 2) conhecer a realidade escolar e métodos de trabalho conducentes a uma prática docente de qualidade; 3) verificar a eficácia de diferentes estratégias e recursos pedagógicos; 4) refletir sobre o aprendizado efetuado ao longo do estágio pedagógico. A iniciação à prática profissional incluindo a prática de ensino supervisionado foi implementada em turmas do 7º e 11º anos de escolaridade, na Escola Secundária D. Duarte (ESDD), durante o ano letivo de 2018/2019. No 7º ano, foi lecionada Geologia, com o tema “Sismologia” a ser explorado. Por seu turno, no 11º ano, foi lecionada Biologia, com a exploração dos temas “Ciclos de vida: unidade e diversidade” e “Unicelularidade e multicelularidade”. A prática letiva centrou-se em atividades de carácter prático e cooperativo, como atividades práticas de lápis e papel, uso de metodologia hands-on, representações e método de Jigsaw. O uso de V de Gowin, mapas de conceitos e resumos possibilitaram o alcance de ordens de pensamento superiores, melhorando a taxa de retenção de informação e posterior recuperação de conhecimento. A avaliação foi efetuada com base em pré-testes e pós-testes, atividades práticas e provas escritas de avaliação sumativa, com os resultados de ambas as turmas a indicar uma melhoria geral ao nível dos conhecimentos, o que indica que a prática letiva teve um impacto positivo em termos cognitivos.
This report intends to present the work carried out along the curricular unit "In-School Training and Report", of the MSc in Teaching of Biology and Geology in 3rd cycle of Basic and Secondary Education. The main goals of this curricular unit were to: 1) frame the knowledge constructed during the bachelor's and master's degrees in documents linked by the DGE; 2) know the school reality and working methods leading to an improved teaching practice; 3) verify the efficacy of different pedagogical strategies and resources; 4) reflect on the learning assimilated throughout the year. The initiation to professional practice including supervised teaching was implemented in the D. Duarte Secondary School (DDSS), during the academic year of 2018/2019, in classes of the 7th and 11th grades. The Geology was taught in the 7th grade, with the exploration of the theme "Seismology". The Biology was taught in the 11th grade, with the themes "Life cycles: unity and diversity" and "Unicellularity and multicellularity" being explored. The teaching practice was focused on activities with a practical and cooperative nature, such as pencil and paper activities, use of “hands-on” methodology, representations and the “Jigsaw method”. The use of the “V of Gowin”, concept maps and abstracts, enabled the reach of higher thought orders, improving the rate of information maintenance and subsequent recovery of knowledge. The evaluation was based on pre-tests and post-tests, activities and examinations, with the results of both classes signifying a general improvement in terms of knowledge, which indicates that the teaching practice had a positive impact in the scholars’ cognition.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/88128
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de estágio final corrigido.pdf9.15 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

237
Visto em 16/abr/2024

Downloads

208
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons