Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86765
Title: Cidades Lineares e Difusas. Abordagem a uma "cidade de festo": Oliveira do Bairro
Other Titles: Linear and Diffuse Cities. Approach to a "city of festo": Oliveira do Bairro
Authors: Carreira, Inês Lopes Gonçalves 
Orientador: Cardielos, João Paulo Vergueiro Monteiro de Sá
Grande, Nuno Alberto Leite Rodrigues
Keywords: Cidade Linear; Cidade Difusa; Reurbanização; Alameda; Estrada Nacional; Linear City; Diffuse City; Reurbanization; Avenue; National Road
Issue Date: 12-Jul-2018
Serial title, monograph or event: Cidades Lineares e Difusas. Abordagem a uma "cidade de festo": Oliveira do Bairro
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O conceito de cidade linear resulta de um modelo de cidade imaginado pelo urbanista Artur Soria y Mata, no nal do século XIX, construído, posteriormente, como um bairro experimental na periferia de Madrid. Para o urbanista, a “forma ideal” passaria por estruturar a cidade em linha, permi ndo dis nguir as dinâmicas urbanas de forma mais coerente, evitando grandes deslocações. A caracterís ca principal desta “urbanidade linear” consiste no desenvolvimento ao longo de um dos eixos, elementos estruturais importantes, a par r do qual se distribuem, por capilaridade, outras vias secundárias. Surgiram também outros modelos, mais espontâneos, ligados à lenta transformação de an gos caminhos rurais à condição de estradas, e depois de eixos nacionais e inter-regionais, como ocorrem em mui- tas regiões portuguesas.A cidade de Oliveira do Bairro é um exemplo do modelo de cidade linear, a qual se desenvolveu, ao longo do tempo, no prolongamento da Estrada Nacional 235 (o objeto de estudo da presente dissertação), com tendência a ex- pandir-se de modo mais difuso pelas áreas circundantes. Recentemente, este eixo foi reabilitado e transformado numa “Alameda”, con nuando a privilegiar o estaci- onamento automóvel e sem a presença de arborização que caracteriza a ideia de “Alameda”.O projeto aqui apresentado será dividido em três partes: a intervenção urbana à escala territorial, a reabilitação do eixo estruturante da cidade de Oliveira do Bairro (a EN 235) e a proposta de vários edi cios habitacionais. A pro- posta de intervenção basear-se-á em re rar o estacionamento do eixo principal e coloca-lo em plataformas subterrâneas dos edi cios propostos. Assim, será possí- vel desafogar a “Alameda” central e melhorar as condições de acesso pedonal ao longo deste eixo, e deste com as vias paralelas, a cotas dis ntas, criando uma nova estrutura de “malha urbana” que complementará o atual desenvolvimento linear da EN 235. Deste modo, passaremos de uma “cidade linear de festo” para uma “cidade-malha”.
The concept of linear city results from a city model imagined by the urbanist Artur Soria y Mata, at the end of the 19th century, later construc- ted as an experimental neighborhood on the outskirts of Madrid. For the urban planner, the “ideal way” would be to structure the city in line, allowing a more coherent urban dynamics to be dis nguished, avoiding large displacements. The main characteris c of this linear urbanity consists in the development along one of the axes, important structural elements, from which are distributed by capilla- rity, other secondary roads. Other, more spontaneous models have also emerged, linked to the slow transforma on of old rural roads into roads, and then to na onal and interregional axes, as they do in many Portuguese regions.The city of Oliveira do Bairro is an example of the linear city model, which has developed, over me, in the extension of Na onal Highway 235 (the object of study of this disserta on), with a tendency to expand into the surrounding areas. Recently, this axis was rehabilitated and transformed into an “Alameda”, con nuing to privilege car parking and without the presence of a oresta on that characteri- zes the idea of “Alameda”.The project presented here will be divided into three parts: urban interven on at the territorial scale, rehabilita on of the structuring axis of the city of Oliveira do Bairro (the EN 235) and the proposal of several housing buildings. The interven on proposal will be based on removing the parking from the main axle and placing it in underground pla orms of the proposed buildings. Thus, it will be possible to clear the central “Alameda” and improve the pedestrian access condi ons along this axis, and from this with the parallel roads, to di erent levels, crea ng a new “urban mesh” structure that will complement the current linear development of EN 235. In this way, we will move from a “linear city of festo” to a “city-mesh”.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/86765
Rights: openAccess
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