Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86623
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
dc.contributor.authorCantante, Pedro Miguel Monteiro-
dc.date.accessioned2019-04-17T22:33:08Z-
dc.date.available2019-04-17T22:33:08Z-
dc.date.issued2018-07-05-
dc.date.submitted2019-04-17-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/86623-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva, junto da turma do 8.º F, no ano letivo 2017/2018, constitui-se como a etapa final do Mestrado em Ensino de Educação Física no Ensino Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Esta traduz uma prática docente em contexto escolar real, promovendo todo o conhecimento teórico adquirido para a prática educativa.Este Estágio Pedagógico permitiu-nos ter uma vivência próxima á prática profissional de docente de Educação Física, promovendo ao mesmo tempo novos saberes e práticas que não podem ser adquiridos sem o contato direto com a comunidade escolar, com as turmas, colegas de Estágio e do contato com profissionais de Educação Física com largos anos de experiência.O presente documento pretende retratar a experiência vivenciada durante o Estágio Pedagógico através de uma profunda reflexão crítica realizada ao longo de todo o percurso letivo. O documento encontra-se dividido pelos seguintes capítulos: contextualização da prática, que descreve todo o contexto pedagógico em que o Estágio foi desenvolvido; análise reflexiva da prática pedagógica que retrata a reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas realizadas e, por fim, o aprofundamento do tema/problema “O valor da Demonstração em Educação Física na facilitação das aprendizagens nas modalidades coletivas”, no qual se concluiu ser importante a existência da demonstração para a facilitação das aprendizagens motoras dos alunos.por
dc.description.abstractThe Teacher Training, developed in Marquês de Marialva basic school, with the class of 8.º F, in the school year of 2017/2018, was the final stage of the Master’s degree in Physical Education of Basic and Secondary Education by the Faculty of Sports Science and Physical Education of the University of Coimbra. This translates a teaching practice into a real school context, promoting all the theoretical knowledge acquired for the educational practice. The Teacher Training allowed us to have an experience close to the professional practice of a Physical Education teacher, promoting at the same time new knowledge and practices that can not be acquired without direct contact with the school community, with the classes, and Physical Education professionals with many years of experience.The present document intends to portray the experience lived during the Teacher Training through a deep critical reflection carried out throughout the whole academic course. The document is divided by the following chapters: contextualization of the practice, which describes the entire pedagogical context in which the Teacher Training was developed; reflexive analysis of the pedagogical practice that portrays the critical reflection on applied pedagogical practices and finally, the deepening of the theme / problem "The value of Demonstration in Physical Education in the facilitation of learning in collective modalities", in which it was concluded that existence of the demonstration for the facilitation of students' motor learning..eng
dc.language.isopor-
dc.rightsclosedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectDemonstraçãopor
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectReflectioneng
dc.subjectDemonstrationeng
dc.titleRelatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma do 8.º F no ano letivo 2017/2018por
dc.title.alternativeTeaching Training Report developed at the Marquês de Marialva Basic School next to the 8th grade class in the 2017/2018 school yeareng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
degois.publication.titleRelatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma do 8.º F no ano letivo 2017/2018por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202220397-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCantante, Pedro Miguel Monteiro::0000-0002-7115-9014-
uc.degree.classification14-
uc.degree.presidentejuriMartins, Raúl Agostinho Simões-
uc.degree.elementojuriSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
uc.degree.elementojuriMoreira, João Manuel Marques-
uc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextreserved-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sports Sciences and Physical Education-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Rel_Estg2018Pedro_Cantante.pdf1.51 MBAdobe PDF    Request a copy
Show simple item record

Page view(s) 50

353
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

250
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons