Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/86623
Título: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma do 8.º F no ano letivo 2017/2018
Outros títulos: Teaching Training Report developed at the Marquês de Marialva Basic School next to the 8th grade class in the 2017/2018 school year
Autor: Cantante, Pedro Miguel Monteiro 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Educação Física; Ensino; Reflexão; Demonstração; Teacher Training; Physical Education; Teaching; Reflection; Demonstration
Data: 5-Jul-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma do 8.º F no ano letivo 2017/2018
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Resumo: O Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva, junto da turma do 8.º F, no ano letivo 2017/2018, constitui-se como a etapa final do Mestrado em Ensino de Educação Física no Ensino Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Esta traduz uma prática docente em contexto escolar real, promovendo todo o conhecimento teórico adquirido para a prática educativa.Este Estágio Pedagógico permitiu-nos ter uma vivência próxima á prática profissional de docente de Educação Física, promovendo ao mesmo tempo novos saberes e práticas que não podem ser adquiridos sem o contato direto com a comunidade escolar, com as turmas, colegas de Estágio e do contato com profissionais de Educação Física com largos anos de experiência.O presente documento pretende retratar a experiência vivenciada durante o Estágio Pedagógico através de uma profunda reflexão crítica realizada ao longo de todo o percurso letivo. O documento encontra-se dividido pelos seguintes capítulos: contextualização da prática, que descreve todo o contexto pedagógico em que o Estágio foi desenvolvido; análise reflexiva da prática pedagógica que retrata a reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas realizadas e, por fim, o aprofundamento do tema/problema “O valor da Demonstração em Educação Física na facilitação das aprendizagens nas modalidades coletivas”, no qual se concluiu ser importante a existência da demonstração para a facilitação das aprendizagens motoras dos alunos.
The Teacher Training, developed in Marquês de Marialva basic school, with the class of 8.º F, in the school year of 2017/2018, was the final stage of the Master’s degree in Physical Education of Basic and Secondary Education by the Faculty of Sports Science and Physical Education of the University of Coimbra. This translates a teaching practice into a real school context, promoting all the theoretical knowledge acquired for the educational practice. The Teacher Training allowed us to have an experience close to the professional practice of a Physical Education teacher, promoting at the same time new knowledge and practices that can not be acquired without direct contact with the school community, with the classes, and Physical Education professionals with many years of experience.The present document intends to portray the experience lived during the Teacher Training through a deep critical reflection carried out throughout the whole academic course. The document is divided by the following chapters: contextualization of the practice, which describes the entire pedagogical context in which the Teacher Training was developed; reflexive analysis of the pedagogical practice that portrays the critical reflection on applied pedagogical practices and finally, the deepening of the theme / problem "The value of Demonstration in Physical Education in the facilitation of learning in collective modalities", in which it was concluded that existence of the demonstration for the facilitation of students' motor learning..
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/86623
Direitos: closedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato Entrar
Rel_Estg2018Pedro_Cantante.pdf1.51 MBAdobe PDF    Pedir uma cópia
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

354
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

250
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons