Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86075
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGaspar, Adélio Manuel Rodrigues-
dc.contributor.advisorBranco, Carlos-
dc.contributor.authorDomingos, Ana Carolina Abreu Rodrigues-
dc.date.accessioned2019-03-26T23:48:05Z-
dc.date.available2019-03-26T23:48:05Z-
dc.date.issued2018-09-28-
dc.date.submitted2019-03-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/86075-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractA presente dissertação tem por base o estágio curricular realizado no Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), uma Associação privada sem fins lucrativos e que se dedica à prestação de serviços no setor da saúde promovendo a redução de custos, qualidade e aumento de eficiência dos seus Associados, os hospitais públicos. O trabalho desenvolvido durante o estágio teve como objetivo principal estudar a viabilidade económica e a melhoria da performance energética da empresa com a introdução de veículos movidos na totalidade a energia elétrica. Um dos objetivos inicialmente traçados foi a análise da atual frota, análise para a qual foi necessário reunir e alocar custos de manutenção, combustível e impostos identificando assim as viaturas que comportam maiores custos e consumos médios de combustível. Para o efeito, foi usada a informação da frota relativa ao ano de 2017. Com essa informação estudou-se a viabilidade de introduzir os veículos elétricos, tendo sido avaliadas as opções de aquisição e aluguer. A partir daí foram pedidas propostas de orçamento tanto para aluguer como para a compra e para diversos modelos de viaturas. Tendo em vista a contabilização total dos gastos com a utilização dos veículos, às propostas adicionou-se a informação recolhida a outros custos tais como custos como o seguro, manutenção Concluiu-se que a maneira que futuramente trará melhores resultados é a aquisição dos veículos elétricos pois, apesar do seu investimento inicial elevado, quando comparado com os veículos comuns a gasóleo ou gasolina o retorno do investimento é rapidamente atingido através da poupança anual em energia, impostos e manutenção. No que diz respeito à diminuição do consumo de energia, os resultados não se apresentam tão satisfatórios quanto seria esperado, conseguindo-se apenas uma diminuição de três por cento no consumo anual.por
dc.description.abstractThis dissertation was developed during a curricular internship on Serviço de Utilização Comum do Hospitais (SUCH) which is a non-profit private Association, whose mission intends to promote reduction and quality as well as efficiency increase of its Associates, the Portuguese Public Hospitals.The main goal of this curricular internship was evaluating the impact of the introduction of electric vehicles in SUCH’s fleet.During the internship, SUCH’s fleet and its costs were analyzed and the critical vehicles were found, in other words, the vehicles that had the biggest amount of maintenance, fuel and tax costs. For this purpose, the fleet information for the year 2017 was used.After this analysis, a study was made choose the way to introduce the electric vehicles in the fleet, and the economic and energetic impact of the introduction.After the fleet’s analyses, quotations were requested for renting and purchase.In order to meet the total vehicles using costs, the information was collected for quantify other costs as insurance, maintenance or tax costs.In conclusion the best way to introduce de electric vehicles is by purchasing them despite its big initial investment, because the price difference between an electric car and a diesel one is paid for the money that is possible to save using an electric car in just a few years. Concerning to the energy consumption decrease, the results are not as good as it would be expected because the anual consumption shows a reduction of three per cent.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectVeículos elétricospor
dc.subjectEnergiapor
dc.subjectCustospor
dc.subjectAmbientepor
dc.subjectVeículo com Motor de Combustão Internapor
dc.subjectElectric Vehicleseng
dc.subjectEnergyeng
dc.subjectCostseng
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectInternal Combustion Vehicleeng
dc.titleAvaliação da viabilidade económica da introdução de veículos elétricos na frota do SUCHpor
dc.title.alternativeAssessment of the economic viability of the introduction of electric vehicles in the SUCH fleeteng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Engenharia Mecânica-
degois.publication.titleAvaliação da viabilidade económica da introdução de veículos elétricos na frota do SUCHpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202203166-
thesis.degree.disciplineEngenharia Mecânica-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Mecânica-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Mecânica-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorDomingos, Ana Carolina Abreu Rodrigues::0000-0001-8198-9882-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriMendes, Ricardo António Lopes-
uc.degree.elementojuriGaspar, Adélio Manuel Rodrigues-
uc.degree.elementojuriRibeiro, José Manuel Baranda Moreira da Silva-
uc.contributor.advisorGaspar, Adélio Manuel Rodrigues-
uc.contributor.advisorBranco, Carlos-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitADAI - Association for the Development of Industrial Aerodynamics-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6947-4579-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
ANA_DOMINGOS.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

593
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

1,315
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons