Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/86075
Título: Avaliação da viabilidade económica da introdução de veículos elétricos na frota do SUCH
Outros títulos: Assessment of the economic viability of the introduction of electric vehicles in the SUCH fleet
Autor: Domingos, Ana Carolina Abreu Rodrigues 
Orientador: Gaspar, Adélio Manuel Rodrigues
Branco, Carlos
Palavras-chave: Veículos elétricos; Energia; Custos; Ambiente; Veículo com Motor de Combustão Interna; Electric Vehicles; Energy; Costs; Environment; Internal Combustion Vehicle
Data: 28-Set-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Avaliação da viabilidade económica da introdução de veículos elétricos na frota do SUCH
Local de edição ou do evento: Departamento de Engenharia Mecânica
Resumo: A presente dissertação tem por base o estágio curricular realizado no Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), uma Associação privada sem fins lucrativos e que se dedica à prestação de serviços no setor da saúde promovendo a redução de custos, qualidade e aumento de eficiência dos seus Associados, os hospitais públicos. O trabalho desenvolvido durante o estágio teve como objetivo principal estudar a viabilidade económica e a melhoria da performance energética da empresa com a introdução de veículos movidos na totalidade a energia elétrica. Um dos objetivos inicialmente traçados foi a análise da atual frota, análise para a qual foi necessário reunir e alocar custos de manutenção, combustível e impostos identificando assim as viaturas que comportam maiores custos e consumos médios de combustível. Para o efeito, foi usada a informação da frota relativa ao ano de 2017. Com essa informação estudou-se a viabilidade de introduzir os veículos elétricos, tendo sido avaliadas as opções de aquisição e aluguer. A partir daí foram pedidas propostas de orçamento tanto para aluguer como para a compra e para diversos modelos de viaturas. Tendo em vista a contabilização total dos gastos com a utilização dos veículos, às propostas adicionou-se a informação recolhida a outros custos tais como custos como o seguro, manutenção Concluiu-se que a maneira que futuramente trará melhores resultados é a aquisição dos veículos elétricos pois, apesar do seu investimento inicial elevado, quando comparado com os veículos comuns a gasóleo ou gasolina o retorno do investimento é rapidamente atingido através da poupança anual em energia, impostos e manutenção. No que diz respeito à diminuição do consumo de energia, os resultados não se apresentam tão satisfatórios quanto seria esperado, conseguindo-se apenas uma diminuição de três por cento no consumo anual.
This dissertation was developed during a curricular internship on Serviço de Utilização Comum do Hospitais (SUCH) which is a non-profit private Association, whose mission intends to promote reduction and quality as well as efficiency increase of its Associates, the Portuguese Public Hospitals.The main goal of this curricular internship was evaluating the impact of the introduction of electric vehicles in SUCH’s fleet.During the internship, SUCH’s fleet and its costs were analyzed and the critical vehicles were found, in other words, the vehicles that had the biggest amount of maintenance, fuel and tax costs. For this purpose, the fleet information for the year 2017 was used.After this analysis, a study was made choose the way to introduce the electric vehicles in the fleet, and the economic and energetic impact of the introduction.After the fleet’s analyses, quotations were requested for renting and purchase.In order to meet the total vehicles using costs, the information was collected for quantify other costs as insurance, maintenance or tax costs.In conclusion the best way to introduce de electric vehicles is by purchasing them despite its big initial investment, because the price difference between an electric car and a diesel one is paid for the money that is possible to save using an electric car in just a few years. Concerning to the energy consumption decrease, the results are not as good as it would be expected because the anual consumption shows a reduction of three per cent.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/86075
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
ANA_DOMINGOS.pdf1.18 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

592
Visto em 16/abr/2024

Downloads 50

1.312
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons