Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86038
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dc.contributor.advisorConde, José-
dc.contributor.advisorCosta, José Domingos Moreira da-
dc.contributor.authorFerreira, André Manuel da Costa-
dc.date.accessioned2019-03-26T23:39:56Z-
dc.date.available2019-03-26T23:39:56Z-
dc.date.issued2018-07-24-
dc.date.submitted2019-03-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/86038-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractO presente trabalho desenvolvido em ambiente empresarial tem como objetivo principal a melhoria do processo de pintura do interior do pneu agrícola através da otimização dos seus sistemas de transporte. Pelo facto de a divisão de fabrico de pneus agrícolas se apresentar em fase de arranque, prevê-se que os fluxos presentes na máquina de pintura não irão ser capazes de acompanhar o nível de produção antecipado e desejado no futuro. No sentido do crescimento da unidade fabril, o estudo tem em conta a existência futura de um sistema de armazenamento automático que comunicará com a máquina de pintura.Com recurso à estratégia Define, Analyze, Measure, Improve and Control (DMAIC), para a resolução de problemas, a primeira fase do projeto consiste no estudo de tempos e fluxos presentes no sistema, permitindo uma consciencialização da capacidade inicial de trabalho do sistema global, evidenciado que de facto, o sistema tal como se encontrava não conseguiria ir de encontro às metas da empresa. Com vista à redução dos tempos presentes no ciclo, o estudo passa pela elaboração de uma estimativa de tempo de ciclo global e pela divisão do sistema em três grandes blocos: estação de entrada, interior da cabine e estação de saída. Com cada um a necessitar de melhorias específicas e detalhadas, estudam-se as possibilidades de melhoria em cada um deles e por fim, interligam-se as várias soluções de todos os blocos, soluções essas que resultam de uma avaliação criteriosa de cenários para o layout da estação de entrada da máquina, modificações ao ciclo automático no interior da cabine bem como componentes da máquina e comunicação da estação de saída com o futuro armazém automático.A análise realizada permite considerar que o projeto apresenta indicadores de que o sistema irá corresponder às expetativas de produção, onde alcançará uma maior produtividade com a otimização dos sistemas de transporte. Com o estudo realizado, os mesmos funcionarão em simultâneo com o processo de pintura, ao invés de contabilizar cerca de 58% do tempo de total de um ciclo completo, como verificado para a situação inicialpor
dc.description.abstractThe main goal of this work is the improvement of the process of spraying the interior of an agriculture tire, through its transportation systems. Because the division of production of agriculture tires is in its initial stage, it’s foreseen that the systems installed in the spray painting machine will not be able to catch up with the level of production predicted in the future. With this said, as a result of the constant growth, natural to a factory in its early days, the anticipation of some elements need to be part of the study. For this reason, the upgrade study has to contemplate the future existence of an automatic warehouse, which will have to communicate with the spray painting machine.By applying the Define, Measure, Analyze, Improve and Control (DMAIC) strategy of problem solving, the first phase of the project consists in the study of the system flows and its operating times, allowing to recognize the initial level of productivity, demonstrating that without any change in the system, the levels of production desired cannot be matched. With the aim of cut backing the time of the systems actions, the study undergoes an estimation of a global time cycle and the partition of the machine in three parts: infeed, spray cabin and outfeed. With each block needing specific improvements, different possibilities were analysed individually and then connected to make a complete solution for the system as one. These solutions result from a meticulous evaluation of layout scenarios for the machines infeed station, changes in the automatic cycle that occur in the interior of the machine as well as its components and also the communication that will need to exist with the future automatic warehouse.The analysis and comparison with the initial terms makes it able to consider that the project presents indicators that the machine will correspond to the expectations, where it reaches a higher productivity from the optimization of its transportation systems. These systems will operate simultaneously with the spraying process, instead of counting approximately 58% of a whole cycle, as in the initial state of the system where they were considered to be the bottleneck of the process.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsclosedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectOtimizaçãopor
dc.subjectDMAICpor
dc.subjectEstimativa de Tempospor
dc.subjectLayoutpor
dc.subjectUpgradeeng
dc.subjectDMAICeng
dc.subjectTime Estimateeng
dc.subjectLayouteng
dc.titleOtimização do Transporte de Pneus Agrícolas na Máquina de Pinturapor
dc.title.alternativeUpgrade in the Transport of Agriculture Tires throughout the Painting Machineeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Engenharia Mecânica-
degois.publication.titleOtimização do Transporte de Pneus Agrícolas na Máquina de Pinturapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202203271-
thesis.degree.disciplineEngenharia Mecânica-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Mecânica-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Mecânica-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFerreira, André Manuel da Costa::0000-0003-3484-4132-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriAmaro, Ana Paula Bettencourt Martins-
uc.degree.elementojuriCosta, José Domingos Moreira da-
uc.degree.elementojuriMendes, Nuno Alberto Marques-
uc.contributor.advisorConde, José-
uc.contributor.advisorCosta, José Domingos Moreira da-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextreserved-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCEMMPRE - Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-8274-3734-
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