Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85643
Title: Jornal Escolar - ComunicArtes no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Other Titles: School Newspaper - ComunicArtes in Pre-School and 1st Cycle of Basic Education
Authors: Cunha, Salomé Oliveira 
Orientador: Pessoa, Maria Teresa Ribeiro
Keywords: Eco-Escolas; Eco-Mistério; Jornal Escolar; Eco-Schools; Eco-Mystery; School Newspaper
Issue Date: 12-Jul-2018
Serial title, monograph or event: Jornal Escolar - ComunicArtes no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Place of publication or event: Escola Pátio da Inês
Abstract: Este relatório trata o trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Realizei o presente estágio na Escola Pátio da Inês, instituição de ensino privado, com as valências de Creche, Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do estágio estive inserida nas atividades diárias da Sala Verde, com crianças com idade de cinco anos, mas também no Clube do Eco-Mistério, com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, atividade extracurricular do Projeto do Eco-Escolas onde todas as semanas realizamos atividades relacionadas ou não com concursos. Realizei, ainda atividades relacionadas com dias festivos, como por exemplo, a Semana da Cultura Cientifica, o Dia da Floresta Autóctone e o Dia Internacional da Língua Materna. Com início a 14 de novembro de 2017 e fim a 14 de junho de 2018, o presente estágio centrou-se na elaboração do projeto “aMARler”, jornal escolar realizado ao longo destes sete meses. A criação deste jornal escolar surgiu devido ao facto de não exixtir nenhum na escola, sendo que é uma ferramenta importante para a aprendizagem. Com este projeto pretendi informar a comunidade escolar sobre algumas atividades que acontecem na escola, mas também incentivar os hábitos de leitura dos alunos. O presente relatório, encontra-se dividido em cinco partes distintas. Primeiramente encontra-se a Caraterização da instituição de estágio, Escola Pátio da Inês. De seguida situa-se a fundamentação teórica, onde são abordados os temas centrais deste relatório, o jornal escolar principalmente. Em terceiro lugar temos é abordado o projeto de estágio, o jornal Escolar "aMARler". Seguidamente encontram-se as atividades realizadas de resposta à instituição mas propostas pela estagiária, e por último temos as atividades realizadas de resposta à instituição.
This report is about the work developed throughout the apprenticeship to obtain the Master’s degree in Educational Sciences, from Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação located in Universidade de Coimbra. I completed the internship at Escola Pátio da Inês, a private institution of education, with the skills of Kindergarten, Pre-School and 1st Cycle of Basic Education.Throughout the internship I have been dealing with the daily activities of the Green Room with children aged five years and also the Eco-Mystery Club, which includes students from the 1st Cycle of Basic Education. This club is an extra curricular activity of the Eco-Schools Project where we carry out weekly activities related to contests or not.I also carried out activities related to holidays, such as the Cultural Culture Week, the Native Forest Day and the International Mother Language Day.The internship lasted 7 months. It started on the 14th of November 2017 and finished on the 14th of June 2018 and it’s main goal was to elaborate the “aMARler” project, which is a school newspaper elaborated during this 7 months. The creation of this school newspaper arose due to the fact that it does not exist any in the school, being an important tool for the learning. My intention with this project was to inform the school community about some activities that would happen inside the school and also encourage the students’ reading habits. This report is divided into five distinct parts. First is the characterization of the internship institution, Pátio da Inês School. Next, the theoretical basis is presented, where the main themes of this report are discussed, mainly the school newspaper. In third place we have approached the internship project, the School newspaper "aMARler". Following are the activities performed in response to the institution but proposed by the trainee, and lastly we have the activities carried out in response to the institution.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85643
Rights: closedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Relatório salome concluido.pdf11 MBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons