Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/85584
Título: Consciência Metalinguística para a educação pré-escolar Arquitetura e desenvolvimento de um programa de intervenção.
Outros títulos: Metalinguistic awarenees for pre-school education Architecture and development of an intervention programe.
Autor: Tavares, Ana Rita Santos
Orientador: Figueira, Ana Paula Mendes Correia Couceiro
Palavras-chave: Consciência Metalinguística; Aprendizagem; Leitura; Escrita; Educação pré-escolar; Matelinguistic Awareness; Learning; Reading; Writing; Pre-school Education
Data: 26-Fev-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Consciência Metalinguística para a educação pré-escolar Arquitetura e desenvolvimento de um programa de intervenção.
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: A consciência metalinguística é a habilidade para refletir, analisar e manipular as características estruturais da linguagem de forma consciente e intencional. Manifestar consciência metalinguística não significa apenas utilizar a linguagem para produzir e compreender produções orais e/ou escritas, mas sim, conhecer e perceber o fluxo de um discurso e a sua integridade como objeto de pensamento e reflexão.A investigação realizada nas últimas décadas comprova a relação existente entre a consciência metalinguística e a aprendizagem da leitura e da escrita, o que faz com que esta temática seja de grande importância para o contexto pedagógico e educacional.O presente trabalho tem como objetivo principal construir e validar um programa de intervenção de consciência metalinguística, utilizando, para isso, jogos e atividades lúdicas, originais e atrativas, para serem utilizadas por educadores e crianças de idade pré-escolar, especialmente aquelas em idade de transição para o primeiro ciclo do ensino básico. Este programa de treino de competências pré-leitoras será suportado por um manual técnico com instruções de implementação das atividades propostas.Os jogos e atividades construídos foram apresentados e explicados a 9 educadoras de infância que, posteriormente, promoveram a sua manipulação por 90 crianças de 5 anos, a frequentar estabelecimentos de educação pré-escolar, no Agrupamento de Escolas António Alves Amorim, em Lourosa, Santa Maria da Feira, divididos por 9 turmas mistas, cada grupo com uma educadora de infância titular.Este programa divide-se em 4 grandes categorias ou temas, sendo eles: Consciência de Palavra; Consciência de Sílaba; Consciência de Fonema; e Consciência de pseudopalavra.
The metalinguistic awareness is the ability to reflect, think and manipulate the structural characteristics of the language in a conscious and intentional way. To show metalinguistic awareness doesn’t mean just use the language to produce and understand oral and/or written productions, but also to know and to understand the flow of a speech and its integrity as an object of thought and reflection.Investigation in the last decades shows a relation between metalinguistic awareness and learning of reading and writing, which makes this subject very important for pedagogy and education. The main objective of the present work is to construct and validate a program of intervention in metalinguistic awareness using games and playful activities, originals and attractive, to be used by educators and Childs in pre-school ages, speccialy those in transition to the first grade. This pre-reading habilities training programe will be supported by a technical manual with implementation instructions for the proposed activities.The games and activities built were presented and explained to 9 kindergartens who later promoted their manipulation by 90 5-year-old children, attending pre-school education establishments, in the António Alves Amorim School Group in Lourosa, Santa Maria da Feira, divided by 9 mixed classes, each group with a titular childhood educator.This program is divided into 4 major categories or themes, being: Word Awareness; Syllable Awareness; Awareness of Phoneme; and Pseudoword Awareness.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85584
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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