Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/85523
Título: Contributo para o mapeamento do percurso de desenvolvimento pessoal - estudo de caso com crianças de 3º e 4º ano de uma Escola TEIP
Outros títulos: Contribution to the mapping of the personal development pathway – study case with children of 3rd and 4th years of a TEIP
Autor: Jesus, Carolina Sofia Esteves Peres de 
Orientador: Almeida, Ana Cristina Ferreira
Palavras-chave: Modelo bioecológico; sociometria; desenvolvimento pessoal; potencial criativo; (in)sucesso escolar; Bioecological Model; Sociometry; Personal development; Creative potential; Academic (un)success
Data: 24-Out-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Contributo para o mapeamento do percurso de desenvolvimento pessoal - estudo de caso com crianças de 3º e 4º ano de uma Escola TEIP
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Resumo: Este estudo surgiu da necessidade de prevenir fracassos e promover percursos de sucesso, especialmente no que concerne a um tipo de população carenciada, como é o caso que tratamos, de alunos que frequentam uma escola inserida num agrupamento de Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP). Tratam-se de crianças que frequentam o 3º ou o 4º ano de escolaridade, numa escola que se situa num bairro social, na cidade de Coimbra, com um historial de insucesso escolar, apesar das medidas de promoção. O problema que nos propomos estudar é o de explorar em que medida o potencial criativo e as relações sociais interpares podem ser indicadores de sucesso pessoal. Foram, então, objetivos do estudo caracterizar o grupo de crianças numa perspetiva de desenvolvimento alargada, seguindo um modelo bioecológico e prestando particular atenção ao potencial criativo e posição social no grupo destas crianças para estudar a relação destes fatores com o seu rendimento escolar. Para obter dados relativos aos processos estudados foram usadas técnicas sociométricas e aplicada a Bateria de Provas de Avaliação do Potencial Criativo (EPoC, na adaptação portuguesa de Almeida, Coimbra, Costa-Lobo & Yamin, 2016). Conclui-se que os desempenhos criativos não se relacionam com os resultados escolares e as relações interpares podem beneficiar ou prejudicar a inclusão escolar. São, portanto, variáveis a ter em consideração na promoção do sucesso escolar e social das crianças e no mapeamento dos seus percursos de desenvolvimento a par de outras características.
This study emerged from the need to prevent failures and to promote sucessfull paths, especially with regard to a poor population type, as it is the case that we treat, the students attending a school inserted in a group of Priority Intervention Education Territory (TEIP).We talk about children who attend the 3rd or 4th grades of a school located in a social housing neighbourood in Coimbra, with a history of school failure, despiste the promotion measures. The problem that we propose to study is to explore to what extent the creative potencial is the interpare social relations can be indicators of personal sucessIt was, therefore, the study objectives to characterize the group of children in an extension development perspective, following a bioecological model and paying particular attention to the creative potencial and social position in the group of these children to study the relationship of these factors with their school performance.To obtain data on the studied processes, sociometric techniques were used and the battery of tests of evaluation of creative potencial(EPoC, in the portuguese adaptation of Almeida, Coimbra, Costa Lobo, Yamin 2016).It is conclused that the creative performance are not related to the school results and the interpare relations can benefit or prejudice the school inclusion.They are, therefore, variables to be taken unto account in promoting children's school and social sucess and in mapping their development paths along with other characteristics
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85523
Direitos: closedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato Entrar
Tese_CJ.pdf819.44 kBAdobe PDF    Pedir uma cópia
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

362
Visto em 24/abr/2024

Downloads 50

277
Visto em 24/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons