Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85511
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Ana Cardoso Allen-
dc.contributor.authorCoutinho, Beatriz dos Santos-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:29:08Z-
dc.date.available2019-03-18T23:29:08Z-
dc.date.issued2018-09-19-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85511-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractO sono é essencial para o desenvolvimento, mas estima-se que ao longo da infância 20% a 30% das crianças apresentam dificuldades de sono. Face a isto, torna-se relevante avaliar o padrão sono-vigília em crianças, recorrendo a medidas objetivas (actigrafia) e/ou subjetivas (questionários, diários de sono). Ambas são frequentemente usadas, quer para fins de investigação, quer na prática clínica, por psicólogos dedicados às perturbações do sono. A presente investigação teve como objetivo verificar se existe concordância entre os dados obtidos através da versão portuguesa do Children´s Chronotype Questionnaire (CCTQ) e os dados recolhidos pela actigrafia, recorrendo-se a dois modelos distintos: Actiwatch 2 (Philips-Respironics) [A2-PR] e Micro Motionlogger Watch (Ambulatory Monitoring Inc.) [MMW-AMI]. A amostra ficou constituída por 109 crianças (50 meninos; 59 meninas) entre os 4 e os 11 anos (M= 7.58±1.872). Testes de comparação de médias/medianas revelaram diferenças estatisticamente significativas nas durações do sono pelo QCTC e em ambos os actígrafos, isto é, não existiu concordância entre as medidas subjetivas e objetivas, ao passo que na maioria das variáveis relacionadas com os horários de sono, a concordância foi variando conforme o modelo de actígrafo. Para a hora de levantar e eficiência do sono verificou-se similar concordância usando o A2-PR ou o MMW-AMI. Por outro lado, coeficientes de correlação evidenciaram associações significativas entre a actigrafia e o QCTC, principalmente considerando o MMW-AMI. Os atuais resultados poderão facilitar o futuro desenvolvimento de abordagens de ajustamento de modo a converter relatos parentais em estimativas mais próximas dos valores da actigrafia e vice-versa.por
dc.description.abstractSleep is vital for development, but it is estimated that throughout childhood 20% to 30% of children have sleep difficulties. Considering this, it is revelant to evaluate the children sleep-wake pattern, using objective (actigraphy) and/or subjective measures (questionnaires, sleep diaries). Both are routinely used in research and clinical practice by psychologists dedicated to sleep disorders.The present study aimed to analyse to what extent there is agreement between the data obtained through the Portuguese version of the Children´s Chronotype Questionnaire (CCTQ) and the data recorded by the actigraphy, using two distinct actimeter models - Actiwatch 2 (Philips-Respironics) [A2-PR] and Micro Motionlogger Watch (Ambulatory Monitoring Inc.) [MMW-AMI]. The sample was composed by 109 children (50 male; 59 female) age range between of 4 and 11 years old (M= 7.58 ± 1.872). Using statistical tests to compare means/medians, statistically significant differences were observed in sleep duration estimated by the CCTQ and both actigraphydevices, that is, there was no consistency between the subjective and objective measures. In what concerns most sleep schedules variables, agreement depended on the actigraph considered. For wake time and sleep efficiency, similar agreement were found between the QCTC and both actigraphs models. On the other hand, the computation of correlation coefficients revealed significant associations between actigraphy and CCTQ variables, especially when MMW-AMI was considered. Current results may facilitate the future development of adjustament approaches in order to convert parental reports into estimates closer to the values of the actigraphy, and vice versa.eng
dc.description.sponsorshipOutro - PTDC/PSI-EDD/120003/2010-FEDER-020756-
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPadrão sono-vigíliapor
dc.subjectcriançaspor
dc.subjectCCTQpor
dc.subjectactigrafiapor
dc.subjectSleep-wake patterneng
dc.subjectchildreneng
dc.subjectCCTQeng
dc.subjectactigraphyeng
dc.titleConcordância entre Métodos Subjetivos e Objetivos na Avaliação do Padrão Sono-Vigília em Criançaspor
dc.title.alternativeAgreement between Subjective and Objectives Methods for Children Sleep-Wake Pattern Evaluationeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleConcordância entre Métodos Subjetivos e Objetivos na Avaliação do Padrão Sono-Vigília em Criançaspor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202194264-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCoutinho, Beatriz dos Santos::0000-0002-6333-5938-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriMatos, Ana Paula Soares-
uc.degree.elementojuriGomes, Ana Cardoso Allen-
uc.degree.elementojuriMarques, Daniel Ruivo-
uc.contributor.advisorGomes, Ana Cardoso Allen::0000-0002-8221-6985-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-8221-6985-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese. Beatriz Coutinho.pdf790.49 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

514
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

463
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons