Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/85508
Title: Aplicação da Discussão nas aulas de História
Other Titles: Application of the discussion in History classes
Authors: Milheiro, Anabela Ferreira 
Orientador: Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo
Keywords: Interações pedagógicas; Estratégia; Discussão; Construtivismo; Pedagogical interactions; Strategy; Discussion; Constructivism
Issue Date: 27-Oct-2017
Serial title, monograph or event: Aplicação da Discussão nas aulas de História
Place of publication or event: Centro de Estudos de Fátima
Abstract: Com a referida dissertação, pretende-se compreender o contributo da aplicação da discussão na aprendizagem dos conteúdos da disciplina de História e no desenvolvimento de competências essenciais à formação dos alunos. A pertinência do estudo decorre da necessidade de se recorrer a diferentes opções pedagógicas que promovam a aprendizagem autónoma e o maior envolvimento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Com efeito, partiu-se de uma visão construtivista para responder ao anseio dos discentes envolvidos na pesquisa, que exigiam uma renovação das metodologia de ensino, especialmente em relação a disciplinas como a História com a qual nem todos se identificavam. A investigação incidiu na análise de muitos dos aspetos relacionados com a implementação de uma dinâmica de grupo nas aulas de História de uma turma do 9.º ano. Assim, optou-se pela investigação qualitativa e pelo modelo metodológico, Estudo de Caso, como forma de estudar o comportamento e a reação de um grupo de alunos em meio natural, a sala de aula, cujo perfil correspondia aos critérios exigidos pela investigadora-participante, a docente. O tema selecionado para a discussão em sala de aula, “O radicalismo islâmico e o terrorismo global”, apresentou-se como uma escolha acertada, atendendo ao mediatismo e à curiosidade que o assunto desperta na sociedade. De facto, era necessário partir de um conteúdo que constasse do programa de História do 9.º ano e suscitasse o interesse dos alunos.Neste âmbito, e com o propósito de avaliar a eficácia da estratégia de ensino implementada, procedeu-se à recolha de dados que pudessem facultar informação pertinente sobre a compreensão dos conteúdos abordados e relativo ao grau de satisfação dos alunos. O estudo incidiu particularmente sobre a análise dos resultados dos inquéritos de satisfação em relação às abordagens pedagógicas aplicadas e do conteúdo dos relatórios elaborados pelos alunos. A interpretação destes dados revelou que a intervenção pedagógica em questão agradou à grande maioria dos discentes, pelo facto de se ter proporcionado um ambiente de sala de aula mais organizado, disciplinado e propício à reflexão e ao debate de ideias, colmatando, deste modo, alguns dos problemas identificados empiricamente e comprovados com a análise dos resultados do inquérito de caracterização da turma: o alheamento de uma parte dos alunos em relação às tarefas de sala de aula, a monopolização do diálogo por parte de alguns dos discentes e a inibição de outros, bem como a participação pouco organizada e a falta de interesse pelos conteúdos da disciplina.
This dissertation is aimed at understanding the contribution of the implementation of discussion in the learning of the contents of the History course as well as in the development of some essential skills to the students' training. The relevance of the study stems from the need to resort to different pedagogical options that promote autonomous learning and more involvement of students in the teaching-learning process. In fact, we started with a constructivist vision to respond to the wishes of the students involved in the research, who demanded a renewal of teaching methodology, especially in relation to subjects such as History, which not everyone was identified with. The investigation focused on the analysis of many aspects related to the implementation of group dynamics in the history classes of a 9th grade class. Thus, the qualitative research and the methodological model, Case Study, was chosen as a way of studying the behavior and reaction of a group of students in a natural environment, the classroom, whose profile corresponded to the criteria required by the researcher-participant, the teacher. The topic selected for the classroom discussion, "Islamic radicalism and global terrorism", due to the mediates and curiosity that the subject arouses in society, seemed to be a correct choice. In fact, it was necessary to start from a content that was part of the history program of the 9th grade and that generated the interest of the students. In this context, and in order to evaluate the effectiveness of the teaching strategy implemented, data that could provide relevant information about the understanding of the addressed contents and about the degree of students’ satisfaction were collected. The study was particularly focused on the analysis of the results of the satisfaction surveys regarding the applied pedagogical approaches as well as the content of the reports elaborated by the students. The interpretation of these data showed that the implemented pedagogical approach pleased the great majority of the students, due to the fact that a more organized, disciplined and favorable classroom environment was provided, which enabled the reflection and discussion of ideas; this helped overcome some of the problems identified empirically and proven by analyzing the results obtained of the class characterization survey: the indifference of some students towards the classroom tasks, the monopolization of the dialogue by some students and the inhibition of others, as well as an unorganized participation and lack of interest in the subject contents.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: http://hdl.handle.net/10316/85508
Rights: closedAccess
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