Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/85481
Título: Maternidade na Adolescência: os desafios de ser mãe em contexto institucional
Outros títulos: Maternity in Adolescence: the challenges of being a mother in institutional context
Autor: Carvalho, Beatriz da Cunha 
Orientador: Seixas, Ana Maria Magalhães Teixeira
Palavras-chave: Maternidade na Adolescência; Institucionalização; Intervenção; Maternity in adolescence; Institutionalization; Intervention
Data: 23-Out-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Maternidade na Adolescência: os desafios de ser mãe em contexto institucional
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente relatório insere-se no âmbito do Estágio Curricular do Mestrado em Ciências da Educação e aborda o fenómeno da Gravidez na Adolescência, que constitui uma experiência diferenciada na fase da vida de muitas jovens. Muitas vezes este fenómeno é associado a riscos diversos, outras é visto como um fator de amadurecimento para a criação de um projeto de vida individual. No entanto, são poucos os casos de sucesso, tornando-se urgente a prestação de um apoio específico a mães adolescentes e aos seus filhos. É neste contexto que surge a instituição onde decorreu o estágio curricular, a Casa da Mãe. Esta instituição é uma comunidade de inserção para jovens adolescentes grávidas ou com filhos.Como projeto de intervenção neste estágio curricular, destacamos o Programa de Treino Parental, intitulado por Super Mom, construído em colaboração com a psicóloga da instituição. Os programas de educação parental surgem como uma medida de prevenção para que seja possível um apoio específico, de modo a minimizar os fatores de risco inerentes a esta problemática. Posto isto, tornou-se essencial realizar um projeto de intervenção que abordasse temáticas fundamentais ao exercício da maternidade na adolescência. O Programa de Treino Parental – Super Mom – dividiu-se em treze sessões semanais, com a duração de 1h, abordando temáticas como a promoção da autoestima, o desenvolvimento da criança, imposição de limites, práticas parentais, expressão emocional, comunicação, etc.Além deste projeto de intervenção fomos realizando diversas atividades que fomentaram o espírito criativo das jovens mães e dos seus filhos, mostrando que a institucionalização pode ser vivida de uma forma mais tranquila e ativa.
This report is part of the Curricular Internship of the Master in Educational Sciences and addresses the phenomenon of teenage pregnancy, which is a differentiated experience in the life stage of many young women. Often this phenomenon is associated with diverse risks, others are seen as a maturing factor for the creation of an individual life project. However, there are few cases of success, and it is urgent to provide specific support to adolescent mothers and their children. It is in this context that the institution where the curricular internship takes place, Casa da Mãe. This institution is an insertion community for young adolescents pregnant or with children.As an intervention project in this curricular stage, we highlight the Parental Training Program, titled by Super Mom, building in collaboration with the institution's psychologist. Parental education programs emerge as a preventive measure so that specific support is possible in order to minimize the risk factors inherent to this problem. Having said this, it became essential to carry out an intervention project that addressed fundamental themes for the practice of motherhood in adolescence.The Parental Training Program - Super Mom - was divided into thirteen weekly sessions, lasting 1 hour, addressing themes such as promoting self-esteem, child development, limitation, parental practices, emotional expression, communication, etc.In addition to this intervention project we have been carrying out several activities that have fostered the creative spirit of young mothers and their children, showing that institutionalization can be lived in a more relaxed and active way.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85481
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
RELATÓRIO DE ESTÁGIO.pdf2.1 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

596
Visto em 24/abr/2024

Downloads 50

1.032
Visto em 24/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons