Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85468
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTavares, Maria Teresa de Castro Mourinho-
dc.contributor.authorMiguel, Maria Goreti Fernandes-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:26:14Z-
dc.date.available2019-03-18T23:26:14Z-
dc.date.issued2017-10-04-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85468-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, está dividido em três partes: apresenta-se em primeiro lugar uma descrição do contexto em que foi realizada a prática pedagógica supervisionada; em segundo lugar, uma descrição das atividades realizadas e uma reflexão sobre as expectativas e desempenho próprios; e por último, uma abordagem ao tema “A promoção da consciência intercultural no ensino e aprendizagem do Inglês”Desta forma, na primeira parte, é descrito o meio sociocultural e económico onde desenvolvi a prática pedagógica no ano letivo de 2016/2017, na Escola Secundária de Gouveia, bem como as turmas em que lecionei. De seguida, na segunda parte, é elaborada uma reflexão crítica sobre a experiência pedagógica, descrevendo as atividades letivas e extraletivas empreendidas e refletindo sobre os processos de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal e profissional gerados no estágio, mencionando as expectativas prévias e fazendo um balanço do resultado final. Na terceira parte apresento uma abordagem à promoção da consciência intercultural no ensino e aprendizagem do Inglês, focando a estruturação da competência intercultural a partir de um contexto cultural, bem como os estereótipos, preconceitos e atitudes interculturais, e dando exemplos da implementação da dimensão intercultural nas aulas. Ainda nesta parte é desenvolvida uma reflexão sobre os métodos, materiais e recursos de ensino-aprendizagem usados nas atividades pedagógicas e didáticas, destacando a importância da autenticidade dos materiais. Finalmente, são apresentadas várias propostas didáticas, para as quais aqueles são mobilizados.por
dc.description.abstractThe present report, prepared in for the Master’s degree in Teaching English as a Foreign Language, is divided into three parts: the first part describes the context where the teaching internship took place; the second part presents a critical assessment of the curricular and extra-curricular activities that I carried out, as well as a reflection about my initial expectations and self performance; the last part focuses on the topic “Promoting intercultural awareness through teaching and learning English”. Thus, the first part describes the social, cultural and economic context where the teaching internship took place in the school year of 2016/2017, in the Agrupamento de Escolas de Gouveia, as well as both classes where I taught. In the second part, I reflect upon the experience of the internship, describing the activities I carried out inside and outside of the classroom, and make an assessment of my performance and development during the teaching internship, concluding with a global consideration of the results obtained. The third part addresses the question of how foreign language acquisition can promote intercultural awareness. I focus on the development of the intercultural competence, taking into account the cultural context, stereotypes, prejudice and intercultural attitudes, and present examples of the implementation of the intercultural dimension in the classroom. This part also presents a reflection about the methods, materials and resources used in classroom activities, highlighting the importance of using authentic materials. At the end, some lesson plans are presented, illustrating the use of this type of material.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsclosedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMétodos de ensino de línguas estrangeiraspor
dc.subjectInglêspor
dc.subjectInterculturlidadepor
dc.subjectAtitudes interculturaispor
dc.subjectMateriais autênticospor
dc.subjectForeign language teaching methodseng
dc.subjectEnglisheng
dc.subjectInterculturalityeng
dc.subjectIntercultural attitudeseng
dc.subjectAuthentic materialseng
dc.titlePromoção da consciência intercultural no ensino e aprendizagem do Inglêspor
dc.title.alternativePromoting intercultural awareness through teaching and leaning Englisheng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titlePromoção da consciência intercultural no ensino e aprendizagem do Inglêspor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202043339-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMiguel, Maria Goreti Fernandes::0000-0002-7686-5567-
uc.degree.classification15-
uc.degree.presidentejuriLuís, Ana Alexandra Ribeiro-
uc.degree.elementojuriCanelo, Maria José Florentino Mendes-
uc.degree.elementojuriTavares, Maria Teresa de Castro Mourinho-
uc.contributor.advisorTavares, Maria Teresa de Castro Mourinho-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextreserved-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3871-8734-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
RelatorioFinalGoretiMiguelMEI2017 .pdf1.99 MBAdobe PDF    Request a copy
Show simple item record

Page view(s) 50

378
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

289
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons