Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/85468
Título: Promoção da consciência intercultural no ensino e aprendizagem do Inglês
Outros títulos: Promoting intercultural awareness through teaching and leaning English
Autor: Miguel, Maria Goreti Fernandes 
Orientador: Tavares, Maria Teresa de Castro Mourinho
Palavras-chave: Métodos de ensino de línguas estrangeiras; Inglês; Interculturlidade; Atitudes interculturais; Materiais autênticos; Foreign language teaching methods; English; Interculturality; Intercultural attitudes; Authentic materials
Data: 4-Out-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Promoção da consciência intercultural no ensino e aprendizagem do Inglês
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, está dividido em três partes: apresenta-se em primeiro lugar uma descrição do contexto em que foi realizada a prática pedagógica supervisionada; em segundo lugar, uma descrição das atividades realizadas e uma reflexão sobre as expectativas e desempenho próprios; e por último, uma abordagem ao tema “A promoção da consciência intercultural no ensino e aprendizagem do Inglês”Desta forma, na primeira parte, é descrito o meio sociocultural e económico onde desenvolvi a prática pedagógica no ano letivo de 2016/2017, na Escola Secundária de Gouveia, bem como as turmas em que lecionei. De seguida, na segunda parte, é elaborada uma reflexão crítica sobre a experiência pedagógica, descrevendo as atividades letivas e extraletivas empreendidas e refletindo sobre os processos de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal e profissional gerados no estágio, mencionando as expectativas prévias e fazendo um balanço do resultado final. Na terceira parte apresento uma abordagem à promoção da consciência intercultural no ensino e aprendizagem do Inglês, focando a estruturação da competência intercultural a partir de um contexto cultural, bem como os estereótipos, preconceitos e atitudes interculturais, e dando exemplos da implementação da dimensão intercultural nas aulas. Ainda nesta parte é desenvolvida uma reflexão sobre os métodos, materiais e recursos de ensino-aprendizagem usados nas atividades pedagógicas e didáticas, destacando a importância da autenticidade dos materiais. Finalmente, são apresentadas várias propostas didáticas, para as quais aqueles são mobilizados.
The present report, prepared in for the Master’s degree in Teaching English as a Foreign Language, is divided into three parts: the first part describes the context where the teaching internship took place; the second part presents a critical assessment of the curricular and extra-curricular activities that I carried out, as well as a reflection about my initial expectations and self performance; the last part focuses on the topic “Promoting intercultural awareness through teaching and learning English”. Thus, the first part describes the social, cultural and economic context where the teaching internship took place in the school year of 2016/2017, in the Agrupamento de Escolas de Gouveia, as well as both classes where I taught. In the second part, I reflect upon the experience of the internship, describing the activities I carried out inside and outside of the classroom, and make an assessment of my performance and development during the teaching internship, concluding with a global consideration of the results obtained. The third part addresses the question of how foreign language acquisition can promote intercultural awareness. I focus on the development of the intercultural competence, taking into account the cultural context, stereotypes, prejudice and intercultural attitudes, and present examples of the implementation of the intercultural dimension in the classroom. This part also presents a reflection about the methods, materials and resources used in classroom activities, highlighting the importance of using authentic materials. At the end, some lesson plans are presented, illustrating the use of this type of material.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/85468
Direitos: closedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato Entrar
RelatorioFinalGoretiMiguelMEI2017 .pdf1.99 MBAdobe PDF    Pedir uma cópia
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

371
Visto em 26/mar/2024

Downloads 50

289
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons