Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/85443
Título: Formação Modular Certificada: O Olhar Dos Formadores
Outros títulos: Certified Modular Training: The Look of the Trainers
Autor: Araújo, Sabine Sobrado 
Orientador: Seixas, Ana Maria Magalhães Teixeira
Alcoforado, Joaquim Luis Medeiros
Palavras-chave: Formação Profissional; Formação de Adultos; Qualificação; Formação Modular Certificada (FMC); UFCD; Professional qualification; Adult Education; Qualification; Certified Modular Training; UFCD
Data: 30-Out-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Formação Modular Certificada: O Olhar Dos Formadores
Local de edição ou do evento: Grupo CH
Resumo: A formação profissional foi uma das apostas do Governo português para responder aos problemas de qualificação e inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho, que é cada vez mais competitivo e exigente. No âmbito do ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre em Gestão da Formação e Administração Educacional, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), foi realizado um estágio curricular. A entidade acolhedora foi a CH Academy, empresa de Formação do Grupo CH.O presente relatório insere-se no domínio da gestão da formação de adultos, estando esta área relacionada com a aprendizagem ao longo da vida. Tem como objetivo apresentar e refletir sobre o trabalho desenvolvido durante os nove meses de estágio.Também neste relatório será apresentada uma pequena investigação, a qual foi desenvolvida durante o referido estágio. Uma vez que grande parte do trabalho foi desenvolvido no âmbito da Formação Modular Certificada (FMC), a investigação realizada teve como objetivo perceber qual a opinião dos formadores relativamente à FMC sob a forma de unidades de formação de curta duração (UFCD) de 25 horas. Nesta investigação participaram dezassete formadores, e os dados foram recolhidos através da aplicação de questionários. Este estudo foi realizado com o intuito de enriquecer o presente trabalho.Os resultados obtidos vão no sentido de que os formadores concordam que esta modalidade de formação é necessária e importante, na medida em que permite desenvolver nos formandos competências técnicas/operacionais, contudo 25 horas de formação não são suficientes para que os formandos consigam aplicar essas competências em contexto de vida real.
Professional training was one of the bids of the Portuguese government to respond to issues about qualification and insertion of young people and adults into the labor market, which is increasingly competitive and demanding. In the scope of the cycle of studies leading to the Master's degree in Management of Education and Educational Administration, by the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra (FPCEUC), a curriculum internship was carried out. The welcoming entity was the CH Academy, Training Company of the CH Group. In this way, this report is part of the management of adult learning, which is an area that relates to lifelong learning. It aims to present and reflect on the work developed during a nine-month internship. This report will also be composed with a small investigation, which was developed during the said internship. Once that a large part of the work was developed within the scope of Certified Modular Training (FMC), the research had the objective of understanding the opinion of trainers regarding Certified Modular Training in the form of short-term training units (UFCD) of 25 hours. In this investigation seventeen trainers participated, and the data were collected through the application of questionnaires. This research was carried out with the purpose of enriching the present report. The results show that trainers agree that this type of training is necessary and important once that it allows trainees to develop technical / operational skills, yet they claim that 25 hours of training are not enough for the trainees to be able to apply these skills in real life context.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85443
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato Entrar
Relatório__Sabine.pdf1.67 MBAdobe PDFAcesso Embargado    Pedir uma cópia
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

458
Visto em 24/abr/2024

Downloads 50

297
Visto em 24/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons