Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85420
Title: Multistasking nas tarefas académicas através do uso de meios digitais e relações com autorregulação das aprendizagens e desempenho académico
Other Titles: Multitasking in academic tasks through the use of digital media and relations with self-regulation of learning and academic performance
Authors: Pestana, Mónica Sabrina Abreu 
Orientador: Breda, Maria São João Castilho
Keywords: Meios de Comunicação Digitais; Multitasking; Autorregulação; Media Multitasking; Desempenho Académico; Media; Media Multitasking; Self-Regulation; Academic Performance; Multitasking
Issue Date: 16-Oct-2018
Serial title, monograph or event: Multistasking nas tarefas académicas através do uso de meios digitais e relações com autorregulação das aprendizagens e desempenho académico
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: O uso dos meios de comunicação digitais tornou-se imprescindível nos dias de Hoje. Cade vez mais vemos os adolescentes a não conseguirem desligar-se deste mundo digital. O uso dos media digitais concomitantemente com as tarefas académicas devera ter um impacto positivo ou negativo no desempenho académico nos estudantes do ensino superior. Este tipo de comportamento poderá ser encarado como uma distração no estudo conduzindo a uma quebra ao nível do controlo cognitivo e a autorregulação.A presente investigação pretendeu caracterizar, por um lado, o modo como os estudantes do ensino superior recorriam aos meios de comunicação digitais no seu papel de estudantes e na sua aprendizagem, e os diferentes propósitos na sua aprendizagem, e, por outro lado, a frequência e os padrões de utilização de vários media em sessões de estudo, a fim de analisar a relação entre este uso, definido como multitasking, e o processo de autorregulação da aprendizagem.No presente estudo participaram 54 estudantes do 1º ano de um curso em ciências sociais.Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Atitudes e Comportamentos perante o estudo-QACE e a escala de preferência por multitasking do MTUAS-PY e um questionário, construído especificamente para o estudo, sobre os padrões do uso dos meios de comunicação digitais, a frequência de uso durante as atividades académicas e o estudo, e o autorrelato da média das notas obtidas no primeiro semestre.Os resultados evidenciaram que o uso dos meios de comunicação digitais concomitantemente com o estudo está negativamente relacionado com a autorregulação, nomeadamente com as estratégias cognitivas e metacognitivas da aprendizagem de gestão e monitorização. Além disso, os resultados mostraram que o efeito do Multitasking no desempenho académico depende do meio digital utilizado.
The use of digital media has become essential in today's day. Once again we see young people not being able to get out of this digital world. The use of digital media concomitantly with academic tasks should have a positive or negative impact on academic performance in students in higher education. This type of behavior may be seen as a distraction in the study leading to a breakdown in cognitive control and self-regulationThe present study aimed at characterizing the use made by university students of the different digital media in their role as students, namely the different purposes in regard to their learning, on the one hand, and the frequency of use of various media in study sessions, on the other hand, in order to analyze the association between this use, defined as multitasking, and the use of self-regulation approaches and strategies in learning.The participants were 54 students enrolled in the 1st year of a college degree in social sciences. The instruments used were: The Questionnaire of Study Attitudes and Behaviors (QACE), the scale of preference for multitasking of the MTUAS-PY scale, and a questionnaire constructed for the study, on the patterns of digital media use, frequency of use during. academic tasks and study sessions, and self–reported average grades in the first semester.The results showed that the use of digital media concomitantly with study activity is negatively related to self-regulation, namely with cognitive and metacognitive strategies of managing and monitoring learning. However, the effect of Multitasking on academic performance depends on specific the digital medium used
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85420
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
TESE Monica Sabrina Abreu Pestana.pdf885.48 kBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons