Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85361
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVargues, Isabel Maria Guerreiro Nobre-
dc.contributor.authorSilva, Jaqueline de Souza Gomes da-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:15:20Z-
dc.date.available2019-03-18T23:15:20Z-
dc.date.issued2017-10-11-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85361-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentada à Faculdade de Letras-
dc.description.abstract. Lojas de departamentos, moda, marcas, publicidade e consumismo relacionados à publicidade e propaganda e confrontados com características da fast fashion no mundo dos negócios constituem a delimitação do campo de pesquisa, ora proposto. Este estudo pretende reunir informações relevantes que favoreçam uma análise preliminar capaz de evidenciar o fenômeno do consumo na maneira como a publicidade é apresentada na moda denominada fast fashion. A presente dissertação versa sobre o consumismo, o objetivo é entender como a propaganda tenta influenciar o comportamento de consumo por meio de apelos publicitários. Observa-se como as marcas induzem ao consumo, e como se utilizam da propaganda, bem como tentam levar os seus clientes a sentirem a necessidade de seus produtos por meio de escolhas publicitárias. Na busca de entender o comportamento de consumo influenciado pelo modo de apresentação do produto, foram analisados num período limitado de tempo comerciais, propaganda ou publicidade de roupas de duas grandes lojas de departamentos H&M e Zara, que são empresas modelos neste segmento de negócios. Foram estudadas a frequência e as sugestões de necessidade de consumo transmitidas ao consumidor final desses produtos, através de anúncios publicitários. Os dados coletados são da publicidade dos anos 2015, 2016 e 2017 obtidas nos canais das empresas no YouTube.por
dc.description.abstract. Department stores, fashion, brands, advertising and consumerism related to advertising and propaganda and confronted with the characteristics of fast fashion in the business world constitute the delimitation of the field of research, hereby proposed.  This study is aimed at gathering relevant information for a preliminary analysis highlighting the consumption phenomenon in the way advertising is presented in fashion called fast fashion. This dissertation investigates consumerism in order to understand how advertising attempts to influence people’s consumer behavior through advertising appeals.  It was perceived how these brands induce consumption and how they use advertising and try to get their costumers to feel the need for their products through advertising choices.  In an attempt to understand consumer behavior influenced by the way products are presented, this study analyzed, in a limited period of time, clothing commercials and advertisements from two large department stores: H&M and Zara, which are model companies in this business segment. The researcher studied the frequency and suggested needs for consumption transmitted to the final consumer of these products, through advertisement. The data collected for the study were gathered from YouTube channels advertisements for the years of 2015, 2016 and 2017.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsclosedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectConsumismopor
dc.subjectModapor
dc.subjectFast Fashionpor
dc.subjectH&Mpor
dc.subjectAdvertisingeng
dc.subjectConsumerismeng
dc.subjectFashioneng
dc.subjectFast Fashioneng
dc.subjectH&Meng
dc.titleA Publicidade e seus reflexos no consumismo de moda. Os casos da H&M e da ZARApor
dc.title.alternativeAdvertising and it's impacts in fashion consumerism. The cases of H&M and ZARAeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationPortugal/ Brasil-
degois.publication.titleA Publicidade e seus reflexos no consumismo de moda. Os casos da H&M e da ZARApor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202043070-
thesis.degree.disciplineInformação e Jornalismo-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Jornalismo e Comunicação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSilva, Jaqueline de Souza Gomes da::0000-0002-7943-3719-
uc.degree.classification14-
uc.degree.presidentejuriSilva, João José Figueira da-
uc.degree.elementojuriVargues, Isabel Maria Guerreiro Nobre-
uc.degree.elementojuriCunha, Isabel Maria Ribeiro Ferin-
uc.contributor.advisorVargues, Isabel Maria Guerreiro Nobre-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextreserved-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-8477-3275-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Jaqueline.pdf9.69 MBAdobe PDF    Request a copy
Show simple item record

Page view(s) 20

894
checked on Apr 9, 2024

Download(s) 50

302
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons