Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85310
Title: PIPE – Prova de Identificação de Palavras Escritas: Estudo exploratório da versão 3
Other Titles: PIPE – Prova de Identificação de Palavras Escritas: An exploratory study of the 3rd version
Authors: Sousa, Nuno Gabriel Rua de 
Orientador: Albuquerque, Maria Cristina Petrucci Almeida
Keywords: Prova de Identificação de Palavras Escritas (PIPE); Leitura; Decodificação; Deteção precoce; Written Words Identification Test (PIPE); Reading; Decoding; Early detection
Issue Date: 16-Oct-2018
Serial title, monograph or event: PIPE – Prova de Identificação de Palavras Escritas: Estudo exploratório da versão 3
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente estudo tem como objetivo analisar algumas características psicométricas da Prova de Identificação de Palavras Escritas (PIPE) – Versão 3, um instrumento de avaliação da decodificação que visa identificar crianças do 1.º ano de escolaridade em risco de apresentarem dificuldades ao nível da leitura. A análise foca-se no índice de dificuldade dos itens, fidelidade teste-reteste, consistência interna, validade concorrente e validade preditiva. Atendendo a estes objetivos, foi realizado um estudo empírico utilizando uma amostra constituída por 97 alunos do 1.º ano de escolaridade (6 e 7 anos), avaliados em dois momentos temporais distintos. Os resultados revelaram que a PIPE – Versão 3 constitui um instrumento fidedigno e válido na avaliação da decodificação e, quando aplicada a meio do ano letivo, apresenta capacidade preditiva relativamente ao desempenho na fluência e precisão da leitura no final do ano letivo. Apresenta ainda correlações positivas e estatisticamente significativas com medidas de correspondência grafema-fonema (Teste de Ditado de Sons de Letras), capacidade intelectual (Matrizes Progressivas Coloridas de Raven), fluência e precisão da leitura (“O Rei” – Forma A) e com a avaliação da leitura realizada pelas docentes. No entanto, não apresentou uma correlação significativa com uma medida de conhecimento lexical (Vocabulário da Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças – Terceira Edição). Conclui-se que a PIPE – Versão 3 é um instrumento pertinente e útil na identificação precoce de crianças em risco de apresentarem dificuldades na aprendizagem da leitura.
The purpose of this study is to analyze some of the most important psychometric properties of the “Prova de Identificação de Palavras Escritas” (PIPE; Written Words Identification Test) – 3rd version, an assessment test that intends to identify first graders at risk of developing reading difficulties. Decoding is an important aspect of learning how to reading, especially in terms of reading fluency and comprehension, and its impact on reading development means that an early detection of difficulties at this level can reduce the chances of further reading difficulties. The analyzis focuses on the following psychometric aspects: item difficulty level, test-retest reliability, internal consistency, concurrent validity and predictive validity. The study included a sample of 97 first graders (6 and 7 years old), evaluated at two different times. Results suggest that PIPE – 3rd version is a reliable and valid assessment tool for decoding, and when administred at the middle of the school year can predict reading fluency and accuracy at the end of the school year. The results show positive and statistically significant correlation with grapheme-phoneme correspondence (“Teste de Ditado de Sons de Letras”), intelligence (Raven's Progressive Coloured Matrices), reading fluency and accuracy (“O Rei” – Form A), and the teachers evaluation of the students’ reading abilities. However, the PIPE did not show a statistical significant correlation with lexical knowledge (Vocabulary from Wechsler Intelligence Scale for Children - Third Edition). These results show that PIPE - 3rd version is a useful and relevant instrument for the early identification of children at risk of developing difficulties in the reading process.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85310
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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