Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84898
Title: Transporte aéreo e desenvolvimento regional
Other Titles: Air transport and regional development
Authors: Almeida, Ana Sofia Santos 
Orientador: Antunes, António José Pais
Keywords: Transporte Aéreo; Desenvolvimento Regional; Sudoeste Europeu; Endogeneidade; 2SLS; Air transport; Regional Development; European Southwest; Endogeneity; Two Stage Least Squares (2SLS)
Issue Date: 25-May-2018
Serial title, monograph or event: Transporte aéreo e desenvolvimento regional
Place of publication or event: DEC-FCTUC
Abstract: O transporte aéreo, principalmente os aeroportos, assumem um papel essencial na sociedade atual, sendo alvo de um crescente interesse, graças aos grandes investimentos realizados tanto na sua construção, como na sua eventual expansão. Um dos fatores que contribui de forma significativa para o crescimento do transporte aéreo é a sua capacidade de, quando comparado com outros meios de transporte, percorrer longas distâncias em tempo reduzido.O principal objetivo deste estudo consiste em determinar quais as regiões do Sudoeste Europeu – nomeadamente as regiões NUTS 2 de Espanha, França, Itália e Portugal – que mais eficientemente estão a utilizar o transporte aéreo para o seu desenvolvimento, e quais os fatores que determinam essa eficiência.Deste modo, aplicaram-se os métodos 2SLS e OLS para estimar os coeficientes de regressão dos modelos de regressão linear múltipla, utilizados para explicar a relação entre o transporte aéreo e o desenvolvimento regional. Com isto, pretendia-se ainda evitar o denominado problema da endogeneidade – é o transporte aéreo que causa o desenvolvimento regional ou o desenvolvimento regional que fomenta o transporte aéreo?Com o modelo de regressão escolhido, verifica-se que existe uma relação positiva entre o transporte aéreo e o desenvolvimento regional, embora seja pouco acentuada, podendo ser explicada pelo facto de o aumento de 10% no movimento de passageiros resultar em aproximadamente um acréscimo de 1% no Valor Acrescentado Bruto (VAB).Os resultados obtidos mostraram essencialmente que, a aplicação de 2SLS como método de estimação dos parâmetros de regressão não se torna necessária, isto é, não há razões para se pensar que existe endogeneidade entre as variáveis. Relativamente às regiões que utilizam o transporte aéreo como forma de favorecer o seu desenvolvimento, concluiu-se que a influência do transporte aéreo é mais acentuada nas regiões com grande atração turística, fator esse que contribui para um maior volume de fluxo de passageiros nestas regiões, sendo estas consideradas as que apresentam um desenvolvimento superior ao expectável. Por fim, verifica-se ainda que em Espanha, Itália e Portugal, cerca de 50% das regiões de cada país se encontram mais desenvolvidas do que o previsto pelo modelo de regressão, contrariamente ao que se verifica em França, onde aproximadamente 70% das regiões se encontra com um desenvolvimento inferior ao esperado.
Air transport, especially airports, plays an essential role in today's society, and is receiving increasing interest thanks to the great investments made both in its construction and in its eventual expansion. One of the factors that contributes significantly to the growth of air transport is its ability to travel long distances in reduced time when compared to other means of transport.The main objective of this study is to determine which regions of European Southwest - specifically the NUTS 2 regions of Spain, France, Italy and Portugal - are most efficiently using air transport for their development, and which factors determine this efficiency.Thus, the 2SLS and OLS methods were used to estimate the regression coefficients of the multiple linear regression models used to explain the relationship between air transport and regional development. With this, it was also intended to avoid the supposed endogeneity problem - is air transport causing regional development or is regional development that encourages air transport?With the chosen regression model, there is a positive relationship between air transport and regional development, although it is not very pronounced, and can be explained by the fact that a 10% increase in passenger movement results in approximately an increase of 1% in Gross Value Added.The results obtained showed essentially that the application of 2SLS as a method of estimation of the regression parameters is not necessary, there is no reason to think that there is endogeneity between the variables. Regarding to the regions that use air transport as a way to promote their development, it has been concluded that the influence of air transport is more pronounced in regions with a large tourist attraction, which contributes to a greater flow of passengers in these regions, making those regions the ones with a development superior to the expected one. Finally, in Spain, Italy and Portugal, around 50% of the regions in each country are more developed than the one predicted by the regression model, contrary to what happens in France, where approximately 70% of regions is more underdeveloped than expected.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/84898
Rights: openAccess
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