Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/84288
Título: Pelos trilhos da Publicidade… ao encontro do Consumidor Um estágio na Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor
Outros títulos: Pelos trilhos da Publicidade… ao encontro do Consumidor Um estágio na Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor
Autor: Rodrigues, Marina da Silva 
Orientador: Matos, Armanda Pinto Mota
Palavras-chave: Publicidade; Jovens;; Educação para os Media; Meios de Comunicação; Educação para o Consumo; Consumidor; Advertising; Young People; Media education; Means of Communication; Consumer Education; Consume
Data: 16-Out-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Pelos trilhos da Publicidade… ao encontro do Consumidor Um estágio na Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor
Local de edição ou do evento: FPCE - UC
Resumo: Este relatório pretende descrever o estágio curricular realizado na DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, Delegação Regional do Centro, para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Este estágio teve como tema central a publicidade e a sua relação com os comportamentos de consumo.A publicidade tem vindo a assumir um crescente protagonismo na sociedade contemporânea, procurando influenciar os consumidores adultos e especialmente os mais jovens. Através das suas técnicas sedutoras e persuasivas, bem como do uso de diversos meios de comunicação, a publicidade procura seduzir os consumidores e, assim, influenciar a aquisição de bens e/ou serviços. Ao longo do estágio realizado na Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, foi possível colaborar em diversas atividades, bem como desenhar e desenvolver um projeto educativo denominado “Pelos trilhos da Publicidade… ao encontro do Consumidor”, que compreendeu uma vertente de intervenção, com a realização de ações de formação destinadas a jovens e a adultos, assim como uma vertente de investigação, orientada pelo objetivo de compreender as perceções que os jovens possuem da publicidade e do impacto da mesma na sua vida.Neste relatório apresenta-se, numa primeira parte, uma revisão da literatura que enquadra teoricamente as atividades de estágio. Na segunda parte é efetuada a caracterização da instituição que acolheu o estágio, e descrevem-se as atividades desenvolvidas, nomeadamente o estudo empírico realizado e as suas principais conclusões.
This report describes the curricular internship held at DECO – the Portuguese Association for the Consumer’s Defence, Centre Regional Delegation, in order to obtain the Master’s degree in Sciences of Education from the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. This internship had as its central theme advertising and its relationship with consumer behaviours.Advertising has been gradually assuming an increasing prominence in the contemporary society, attempting to influence adult consumers and especially the youngest. With its seductive and persuasive techniques, as well as the employment of several means of communication, advertising aims to seduce consumers and influence them to acquire certain products and/or services. Throughout this internship in the Portuguese Association for the Consumer’s Defence, we were able to participate in several activities, as well as to design and develop an educational project named “Through the paths of Publicity… to encounter the Consumer”, which comprised an intervention component, with the implementation of training courses aimed at young people, as well as a research component, oriented by the goal of understanding young people’s perception of advertising and of its impact in their life.This report includes in the first part a literature review, which seeks to provide a theoretical framework for the internship activities. In the second part of the report, we characterize the institution that hosted our internship, and describe the activities developed, namely the empirical study carried out and its main conclusions.Key-words:
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/84288
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
RELATÓRIO - Marina Rodrigues (1).pdf5.99 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

508
Visto em 16/abr/2024

Downloads 50

674
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons