Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84281
Title: O papel da família no ajustamento académico em percursos com predominância de género
Other Titles: The role of family variables in the academic adjustment of students in courses with gender predominance
Authors: Galvão, Inês Filipa Novo
Orientador: Breda, Maria São João Castilho
Keywords: Escolha de carreira; Família; Género; Ajustamento académico; Estilos parentais; Career choices; Family; Gender; Academic adjustment; Parenting styles
Issue Date: 16-Oct-2017
Serial title, monograph or event: O papel da família no ajustamento académico em percursos com predominância de género
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade de Coimbra
Abstract: In the context of Bronfenbrenner´s Ecological Development Model, family is part of each individual microsystem, being one of the most significant contexts influencing development. It is within this context that gender role-related stereotypes are firstly transmitted, and later in life may arise associated with more or less typical career choices.Family support appears, in the literature, as an essential asset throughout the life cycle, having particular impact on decision-making process and on the implementation of behaviours related to career paths, exerting its influence through several ways. For instance, parental educational style (authoritarian, authoritative or permissive), might act as a resource or as an obstacle. The general objective of this dissertation was to understand family influences in the choice of atypical academic paths, attending to gender. This was a pilot study, employing three instruments: the Influences in Career Choices Questionnaire (QIEC), the Academic Experiences Questionnaire – short version (QVAr) and a Parental Authority Questionnaire (PAQ). Twenty-eight Portuguese students enrolled in higher education courses in the area of education and engineering participated, and were classified in four groups, depending on having made a typical or atypical choice according to the literature and their gender. The specific goal of the pilot study was to experiment and evaluate a number of procedures to describe and compare the created groups and specifically the relation between family and parental support variables, and academic adjustment variables.
À luz do Modelo de desenvolvimento ecológico de Bronfenbrenner, a família faz parte do microssistema de cada indivíduo, sendo um dos mais significativos contextos que influenciam o desenvolvimento. É dentro deste contexto que começam a ser transmitidos os estereótipos associados aos papéis de género, os quais mais tarde na vida podem surgir relacionados com escolhas mais ou menos típicas de carreira.O apoio da família surge na literatura como essencial ao longo do ciclo de vida, e especificamente no processo de decisão e implementação de comportamentos relacionados com o percurso profissional, exercendo a sua influência por diversas vias. Por exemplo, o estilo educativo parental (autoritário, autoritativo ou permissivo), pode tomar a forma de recurso ou obstáculo.Esta dissertação teve como objetivo geral compreender as influências familiares na escolha de carreiras atípicas atendendo ao género. Realizou-se um estudo piloto, utilizando três instrumentos: o Questionário sobre as Influências na Escolha de Carreira (QIEC), o Questionário das Vivências Académicas (QVAr) e um Questionário de Autoridade Parental (PAQ). Participaram 28 estudantes de todo o país a frequentar o ensino superior na área da educação e engenharia, categorizados em quatro grupos, como tendo efetuado uma escolha típica ou atípica de acordo a literatura e o seu género. O estudo piloto visou ensaiar um conjunto de procedimentos de descrição e de análise preparatórias, para comparação dos grupos, e dentro destes, das relações entre as variáveis familiares e de apoio parental e as vivências académicas em diversas dimensões.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/84281
Rights: openAccess
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UC - Dissertações de Mestrado

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