Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84222
Title: Recursos educativos digitais na promoção da aprendizagem de crianças com paralisia cerebral
Other Titles: Digital educational resources in promotion of children's learning with cerebral palsy
Authors: Monteiro, Pedro Miguel Ribeiro 
Orientador: Carvalho, Ana Amélia Costa da Conceição Amorim Soares de
Keywords: Paralisia Cerebral; Makaton; Letrinhas; Método das 28 palavras; Atividades educativas; Cerebral Palsy; Makaton; Letrinhas; Method of 28 words; educational activities
Issue Date: 23-Oct-2017
Serial title, monograph or event: Recursos educativos digitais na promoção da aprendizagem de crianças com paralisia cerebral
Place of publication or event: Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra
Abstract: A tecnologia e os dispositivos móveis permitem dinamizar as aprendizagens em sala de aula, porém ainda não existe muita informação sobre como lidar e usar estas tecnologias com crianças com paralisia cerebral e outras patologias.No entanto, muitas das vezes estes métodos alternativos ao tradicional conseguem ter mais sucesso na aprendizagem. O portador de paralisia cerebral necessita sempre de um tipo de ensino especial, regulado para ir de encontro às suas necessidades com o objetivo de um desenvolvimento geral da criança é necessário dar á criança as ferramentas para que consigam prosperar. O presente trabalho foca-se em melhorar as aprendizagens de uma turma de crianças com paralisia cerebral na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra. Os alunos são de anos de escolaridade diferentes e precisam de diferentes métodos tal como o Letrinhas, Kahoot, o método das 28 palavras e o Makaton na tentativa de colmatar as suas dificuldades e ao mesmo tempo conseguir chegar a todos os parâmetros da aprendizagem. Ao longo de todo o trabalho demonstra-se como todo o processo foi direcionado especial-mente para cada criança e para as suas dificuldades, fazendo com que o nível de exigência fosse adequado a cada um, deste modo será possível que estas crianças ultrapassem barreiras e consigam ter um percurso escolar de sucesso. O trabalho que foi desenvolvido com as crianças permitiu constatar que houve melhorias significativas na leitura e comunicação das mesmas, fazendo crer que utilizando de uma boa maneira as tecnologias, é possível melhorar a qualidade de ensino e a motivação dos alunos.
Technology and mobile devices make motivate and engage students learning in the classroom. However, more research is needed about the use of technologies with children with cerebral palsy and other pathologies. Quite often these alternative methods can be more successful in learning. Persons with cerebral palsy always need a kind of special education, regulated to meet their needs with the aim of a general development of the child, it is necessary to give the child the tools to thrive The present work focuses on improving the learning of a group of children with cerebral palsy in the Cerebral Palsy Association of Coimbra (Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra). Students are from different school years and need different methods. Several tools and apps were used such as Letrinhas, Kahoot, the 28 words method, and Makaton, to overcome their difficulties while at the same time achieving all the parameters of learning. Throughout the work it is demonstrated how the whole process was directed especially to each child and to their difficulties, making the level of exigency adequate for each one, this way it will be possible for these children to overcome barriers and achieve a successful school career. The work that was developed with the children showed that there were significant improvements in the reading and communication, making believe that using the technologies in a good way, it is possible to improve the quality of teaching and the motivation of these students.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/84222
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório_PedroMonteiro-out 2017docx.pdf4.13 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

602
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

898
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons