Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84217
Title: Estrutura factorial e validação da Escala de Controlo Atencional
Other Titles: Attention Control Scale: factor analysis and psychometric properties
Authors: Diz, António José Morais 
Orientador: Freitas, Paula Cristina Oliveira Castilho
Keywords: Processamento atencional; Foco atencional e mudança atencional; Estrutura factorial; Propriedades psicométricas; Amostra clínica; Attentional processing; Attentional and shifting focus; Factorial structure; Psychometric properties; Clinical sample
Issue Date: 17-Oct-2017
Serial title, monograph or event: Estrutura factorial e validação da Escala de Controlo Atencional
Place of publication or event: Universidade de Coimbra - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Abstract: Nos últimos anos vários estudos relevaram o papel dos enviesamentos atencionais e do controlo atencional na psicopatologia. A atenção e a sua modulação são considerados elementos cruciais na regulação das emoções, com especial relevância na ansiedade e perturbações do humor (Derryberry & Reed, 2002; Judah et al., 2014). Concretamente o controlo atencional é central na regulação das emoções, logo na flexibilidade psicológica e no bem estar emocional. A Escala de Controlo Atencional (ACS; Derrybery & Reed, 2002) é um questionário de auto resposta usado para medir as diferenças individuais do controlo atencional, não se conhecendo, no entanto, estudos psicométricos com amostras da população portuguesa. O presente estudo visa preencher essa lacuna, em que se pretendeu investigar a dimensionalidade da medida e suas características psicométricas, numa amostra não clínica e clínica. 359 indivíduos da população não clínica foram usados para a AFE cujos resultados mostraram a existência de dois factores. A análise factorial confirmatória efectuada numa amostra clínica de pessoas com dor crónica (n=231) mostrou que o modelo testado apresenta uma adequada qualidade de ajustamento. A escala mostrou boas propriedades psicométricas e uma adequada validade temporal. Os resultados mostraram ainda que a escala apresenta boa sensibilidade, com a subescala “Foco atencional” e o traço mindfulness a contribuírem, negativamente, de forma significativa para os sintomas psicológicos, numa amostra de doentes com dor crónica. Com efeito a ACS mostra-se uma medida recomendável na avaliação do processamento atencional, quer na prática clínica quer na investigação.
Over the last years, several studies have highlited the role of attentional biases and attentional control in psychopathology. Attention and its modulation are considered crucial elements in emotion regulation, wich seems to be paramount in anxiety and mood disorders (Derryberry & Reed, 2002; Judah et al., 2014). Specifally, attentional control as voluntary control of the attention is central to emotion regulation, and thus to psychological flexibility and emotional well-being. The Attention Control Scale (ACS, Derrybery & Reed, 2002) is a self-response questionnaire used to measure individual differences in attentional control, but no psychometric studies with samples of the Portuguese population are known. The present study aims to fill this gap, in which it was intended to investigate the dimensionality of the measure, and its psychometric characteristics, in a non-clinical and clinical sample. 359 individuals from the non-clinical population were used for AFE whose results showed the existence of two factors. Confirmatory factor analysis performed in a clinical sample of people with chronic pain (N = 231) showed that the model tested had an adequate quality of adjustment. The scale showed good psychometric properties and adequate temporal validity. The results also showed that the scale has good sensitivity, with the " Attentional Focusing" subscale and mindfulness to negativaly contribute significantly to the psychological symptoms in a sample of patients with chronic pain. In fact, ACS is a recommended measure in the assessment of the attentional process, both in clinical practice and in research.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/84217
Rights: embargoedAccess
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UC - Dissertações de Mestrado

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