Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/84162
Título: | Relatório de estágio desenvolvido na Escola EB 2,3/s Dr. Daniel de Matos junto da turma B do 8º ano no ano letivo de 2016/2017 | Outros títulos: | INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE EB 2,3/S DR. DANIEL DE MATOS SCHOOL WITH THE CLASS B OF THE 8TH YEAR IN THE SCHOOL YEAR 2016/2017 | Autor: | Oliveira, Daniel António Martins de | Orientador: | Martins, Raúl Agostinho Simões | Palavras-chave: | Educação Física; Estágio Pedagógico; Ensino-Aprendizagem; Disciplina; Indisciplina; Physical Education; Pedagogical Internship; Teaching-Learning; Discipline; Indiscipline | Data: | 22-Set-2017 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA EB 2,3/S DR. DANIEL DE MATOS JUNTO DA TURMA B DO 8º ANO NO ANO LETIVO DE 2016/2017 | Local de edição ou do evento: | ESCOLA EB 2,3/S DR. DANIEL DE MATOS | Resumo: | O presente documento está inserido na unidade curricular Relatório de Estágio, pertencente ao 2º semestre do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra. O Relatório de Estágio tem como objetivo a reflexão do trabalho efetuado no âmbito do Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos, em Vila Nova de Poiares, junto da turma B do 8º ano do Ensino Básico, no ano letivo de 2016/2017. O Estágio Pedagógico é a primeira oportunidade que os estudantes do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário têm para pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação. Ao longo do ano, os professores estagiários, vão adquirir competências inerentes à pratica da atividade docente, na área da Educação Física, desenvolvidas através de um contexto prático e realizadas de uma forma autónoma, orientada e supervisionada. Este documento está dividido em três partes: primeiro será feita uma contextualização da prática desenvolvida relativamente às minhas expetativas iniciais e objetivos de formação para o Estágio Pedagógico; posteriormente será realizada uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica e a justificação das opções tomadas no processo ensino-aprendizagem; e, por último, é aprofundado o tema-problema trabalhado ao longo do ano letivo, “o conceito disciplina/indisciplina escolar: estudo comparativo entre professores e os alunos de uma turma do 8º ano”. Em suma, o Relatório de Estágio pretende ser um resumo e uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido no Estágio Pedagógico, ao longo do ano letivo. This document is included in the Internship Report, belonging to the second semester of the 2nd year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Elementary and High School Education, Faculty of Sports Sciences and Physical Education, University of Coimbra.The Internship Report aims to reflect on the work carried out in the scope of the Pedagogical Stage developed at the EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos School, in Vila Nova de Poiares, with the class B of the 8th year of Elementary Education, in the school year 2016/2017.The Pedagogical Internship is the first opportunity that the students of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Elementary and High School Education have to put into practice the knowledge acquired during their formation. Throughout the year, trainee teachers will acquire competences inherent to the practice of teaching activity in the area of Physical Education, developed through a practical context and carried out in an autonomous, guided and supervised way.This document is divided into three parts: first, a contextualization of the developed practice will be done regarding my initial expectations and training objectives for the Pedagogical Internship; then a reflexive analysis will be carried out on the pedagogical practice and the justification of the options taken in the teaching-learning process; and finally, the problem-theme worked out during the school year, "the concept of school discipline/indiscipline: a comparative study between teachers and the students of a group of the 8th grade" is explored. In short, the Internship Report aims to be a summary and a critical reflection on the work developed during the Pedagogical Internship, throughout the school year. |
Descrição: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física | URI: | https://hdl.handle.net/10316/84162 | Direitos: | closedAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | Entrar |
---|---|---|---|---|
Rel_Estg_ 16-17 _ DanielOliveira.pdf | 1.72 MB | Adobe PDF | Pedir uma cópia |
Visualizações de página 50
404
Visto em 16/abr/2024
Downloads 50
337
Visto em 16/abr/2024
Google ScholarTM
Verificar
Este registo está protegido por Licença Creative Commons