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https://hdl.handle.net/10316/83935
Título: | Dificuldades Emocionais e da Personalidade do Processo de Tomada de Decisão de Carreira: a sua relação com o Bem-estar Subjetivo e a Qualidade de Vida. | Outros títulos: | Emotional and personality-related career decision-making difficulties: Relationship with Subjective Well-Being and Quality of Life. | Autor: | Dantas, Tito Rodrigues Oliveira | Orientador: | Silva, José Manuel Tomás | Palavras-chave: | dificuldades emocionais e de personalidade na decisão de carreira; bem-estar subjetivo; qualidade de vida; Emotional and personality-related career decision-making difficulties; subjective well-being; quality of life | Data: | 21-Jul-2017 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Dificuldades Emocionais e da Personalidade do Processo de Tomada de Decisão de Carreira: a sua relação com o Bem-estar Subjetivo e a Qualidade de Vida. | Local de edição ou do evento: | Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | Resumo: | As dificuldades emocionais e de personalidade na decisão de carreira acarretam uma diversidade de consequências no que diz respeito à dimensão pessoal, profissional e social dos indivíduos. A presente investigação teve como principal objetivo perceber a relação entre os fatores emocionais e de personalidade no processo de decisão de carreira e o bem-estar subjetivo e a qualidade de vida. Este estudo incluiu uma série de análises que visam compreender a associação destas dificuldades com construtos psicológicos como a satisfação com a vida, afetos positivos, afetos negativos e qualidade de vida geral e em domínios específicos. A amostra da presente dissertação abrange 304 participantes entre os 18 e 25 anos. A EPCD-SF, tal como previmos, apresentou correlações negativas com a satisfação com a vida, afetos positivos e qualidade de vida geral e respetivos domínios e correlações positivas com os afetos negativos. O domínio Psicológico da WHOQOL foi aquele que mais fortemente contribuiu para a predição do score total da EPCD-SF. Apresenta diferenças estatisticamente significativas entre níveis de escolaridade no modelo de fatores emocionais e de personalidade nas dificuldades de tomada de decisão de carreira, mais concretamente na EPCD-SF total e nas dimensões Visões Pessimistas, Ansiedade e Autoconceito e Identidade, com o Afeto Negativo e a Qualidade de vida no geral e nos dominios Psicológico e Meio ambiente. Verificou-se, inclusive, que não existem diferenças estatisticamente significativas entre sexos. Emotional and personality-related career decision-making difficulties entails a variety of consequences concerning individual’s personal, professional and social dimensions. The main goal of the present research was to appreciate the relationship between the emotional and personality career related decision-making difficulties with the domains of subjective well-being and quality of life. This study included a series of analysis that target several relevant psychological constructs like life’s satisfaction, positive affect, negative affect and quality of life in general and specific domains. The sample of the present dissertation includes 304 subjects aged between 18 and 25 years. The EPCD-SF, as expected, showed negative correlations with life’s satisfaction, positive affect and quality of life in general and related domains and positive correlations with negative affect. The psychological domain of WHOQOL among the others was the one who contributed the most to the prediction of the EPCD-SF scores.It presents statistically significant differences between literary qualifications in the model of emotional and personality factors in the difficulties of career decision making, more concretely in the total EPCD-SF and in the dimensions Pessimistic Views, Anxiety and Self-Concept and Identity, with Negative Affect and Quality of life in general and in the Psychological and Environmental domains. It was also found that there are no statistically significant differences between gender. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | URI: | https://hdl.handle.net/10316/83935 | Direitos: | closedAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado |
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