Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/83913
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias-
dc.contributor.authorGrilo, Inês Sofia Carvalheiro-
dc.date.accessioned2019-01-19T22:16:51Z-
dc.date.available2019-01-19T22:16:51Z-
dc.date.issued2017-03-01-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/83913-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractEste estudo centrou-se na influência da orientação para o coletivo dos membros de uma equipa sobre quatros critérios de eficácia grupal: melhoria dos processos grupais, qualidade da experiência grupal, viabilidade e desempenho da equipa. De acordo com o modelo proposto nesta investigação, a eficácia grupal é influenciada direta e indiretamente pela orientação para o coletivo, sendo esta relação mediada pela aprendizagem grupal. Através da realização de um estudo transversal e recorrendo ao questionário como método de recolha de informação, os dados foram analisados, ao nível grupal, em termos de correlações e regressões múltiplas. A análise das respostas provenientes de 82 equipas (434 respondentes) pertencentes a organizações portuguesas de diversos setores e áreas de atividade, suportou a maioria das relações hipotetizadas. Os nossos resultados mostram que a orientação para o coletivo se relaciona positiva e significativamente com os quatro critérios de eficácia grupal em estudo. Para além disto, é possível observar que a relação entre estas variáveis é mediada pela aprendizagem grupal (com exceção do critério qualidade da experiência grupal). Em conjunto, estes resultados sugerem que a ênfase na orientação para o coletivo dos membros de uma equipa pode aumentar a eficácia da mesma e que o estímulo da aprendizagem grupal constitui uma estratégia importante para aumentar a eficácia da equipa, em termos de melhoria dos processos grupais, viabilidade da equipa e desempenho da mesma..por
dc.description.abstractThis study investigated the role of team member’s collective orientation in regard to four criteria of team effectiveness: team process improvement, quality of group experience, team viability and team performance. According to the model proposed in this research, team effectiveness is directly and indirectly influenced by collective orientation via the mediation of team learning. Through a cross-sectional study and using a survey questionnaire as a method of collecting information, the data were analyzed, at a group level, in terms of correlations and multiple regressions. The analysis of responses from 82 work teams (434 respondents) belonging to portuguese organizations from different sectors and areas of activity, suported the majority of hypothesized relationships. Our results show that collective orientation is positively and significantly related to all four criteria of team effectiveness under study. In addition, it is possible to observe that the relation between these variables is mediated by team learning (with the exception of quality of group experience criteria).Taken together, these findings suggest that emphasis on team member’s collective orientation may enhance team effectiveness and that the stimulus of team learning is an important strategy for increasing the effectiveness of the team, in terms of team process improvement, team viability and team performance.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectorientação para o coletivopor
dc.subjectaprendizagem grupalpor
dc.subjectmelhoria dos processos grupaispor
dc.subjectqualidade da experiência grupalpor
dc.subjectviabilidade da equipapor
dc.subjectcollective orientationeng
dc.subjectteam learningeng
dc.subjectteam process improvementeng
dc.subjectquality of group experienceeng
dc.subjectteam viabilityeng
dc.titleEficácia grupal: O papel da orientação para o coletivo e da eficácia grupalpor
dc.title.alternativeTeam efectiveness: The role of collective orientation and team learningeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
degois.publication.titleEficácia grupal: O papel da orientação para o coletivo e da eficácia grupalpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202144151-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorGrilo, Inês Sofia Carvalheiro::0000-0001-8134-6705-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriLourenço, Paulo Renato Martins Ribeiro Silva-
uc.degree.elementojuriFigueiredo, Cláudia Raquel Cordeiro-
uc.degree.elementojuriRebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias-
uc.contributor.advisorRebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3380-0840-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação InesGrilo.pdf1.44 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

596
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

476
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons