Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/83893
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBidarra, Maria da Graça Amaro-
dc.contributor.authorTeixeira, Sara Cristina Neiva-
dc.date.accessioned2019-01-19T22:16:17Z-
dc.date.available2019-01-19T22:16:17Z-
dc.date.issued2017-10-31-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/83893-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractNo âmbito do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, decorreu no Centro Escolar de Árvores, inserido no Agrupamento de Escolas Diogo Cão (AEDC), em Vila Real, um estágio curricular. Com o presente relatório pretende-se demonstrar todo o trabalho realizado no decorrer do mesmo. O estágio curricular tem o objetivo de colocar à prova competências desenvolvidas ao longo do mestrado. Assim, após a análise de necessidades do AEDC, as quais incidiam na falta de hábitos de estudo dos alunos, foi planificado e desenvolvido o Programa LEME - Leitura, Escrita e Métodos de Estudo, cujo objetivo consistiu na promoção da motivação para a leitura e escrita e aquisição de hábitos de estudo nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para além deste nível de ensino, este projeto também se alargou ao Jardim de Infância, com atividades adaptadas a este nível de ensino. Foi, também, possível intervir e prestar apoio noutras atividades realizadas no Centro Escolar de Árvores que serão referidas ao longo do relatório.Como componente empírica, foi desenvolvida uma investigação no âmbito da educação pré-escolar, cujo objetivo foi conhecer as opiniões e as práticas de avaliação dos educadores na educação pré-escolar. Para tal, foi aplicado um questionário a um grupo de educadores de infância. Este questionário teve por base outro já existente (Oliveira & Gaspar, 2003) e baseou-se, também, numa entrevista realizada a uma educadora de infância. O guião desta entrevista foi baseado no guião de Fonseca (2012). Os resultados demonstraram que a avaliação é uma prática presente no dia-a-dia dos educadores de infância, sendo a observação e os registos o instrumento mais utilizado. Para além disto, verificou-se que a avaliação neste nível de ensino não tem merecido a devida atenção na formação contínua.por
dc.description.abstractIn the scope of my Master's Degree in Educational Sciences at Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, occurred a curricular internship in the Árvores's School Center, inserted in the group of Diogo Cão schools, Vila Real. With this report, it's intended to show all the work developed in the course of it. The internship's main point is to test skills developed in previous classes. After analyzing the group of Diogo Cão schools needs, as they related to the students' lack of study habits, the LEME Program was created and developed (LEME stands for Leitura (reading), Escrita (writing) and Métodos de Estudo (study methods)). This Program's objective was to promote reading and writing motivation, as well as study methods acquisition in 1st, 2nd, 3rd and 4th-year school students. Besides this target students, the Program was also adapted to kindergarten children. As an empirical component, an investigation was developed in the field of pre-school evaluation, whose objective was to know the opinions and practices of evaluation in pre-school education. For this purpose, a questionnaire was applied to a group of childhood educators. This questionnaire was based on an already existing questionnaire (Oliveira & Gaspar, 2003) and was also based on an interview with a childhood educator. The script for this interview was based on Fonseca's script (2012). The results showed that the evaluation is a daily practice in the kindergarten. The observation and the registries are the most used instrument. In addition, it was found that evaluation in the pre-school education has not deserved due attention in continuous training.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsclosedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectHábitos de Estudopor
dc.subjectAvaliação na Educação Pré-escolarpor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectWritingeng
dc.subjectStudy Habitseng
dc.subjectPre-school Evaluationeng
dc.titleMotivação para a Leitura, Escrita e Métodos de Estudo: Intervenção Psicopedagógica num Centro Escolarpor
dc.title.alternativeMotivation for Reading, Writing and Study Methods: Psycho-pedagogical Intervention in a Schooleng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCentro Escolar de Árvores, Vila Real-
degois.publication.titleMotivação para a Leitura, Escrita e Métodos de Estudo: Intervenção Psicopedagógica num Centro Escolarpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202144801-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorTeixeira, Sara Cristina Neiva::0000-0001-9392-7590-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriRebelo, Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz-
uc.degree.elementojuriBarreira, Carlos Manuel Folgado-
uc.degree.elementojuriBidarra, Maria Graça Amaro-
uc.contributor.advisorBidarra, Maria Graça Amaro-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextreserved-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-7150-4087-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Relatório Final.pdf13.22 MBAdobe PDF    Request a copy
Show simple item record

Page view(s) 50

495
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

343
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons