Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/83893
Title: Motivação para a Leitura, Escrita e Métodos de Estudo: Intervenção Psicopedagógica num Centro Escolar
Other Titles: Motivation for Reading, Writing and Study Methods: Psycho-pedagogical Intervention in a School
Authors: Teixeira, Sara Cristina Neiva 
Orientador: Bidarra, Maria da Graça Amaro
Keywords: Leitura; Escrita; Hábitos de Estudo; Avaliação na Educação Pré-escolar; Reading; Writing; Study Habits; Pre-school Evaluation
Issue Date: 31-Oct-2017
Serial title, monograph or event: Motivação para a Leitura, Escrita e Métodos de Estudo: Intervenção Psicopedagógica num Centro Escolar
Place of publication or event: Centro Escolar de Árvores, Vila Real
Abstract: No âmbito do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, decorreu no Centro Escolar de Árvores, inserido no Agrupamento de Escolas Diogo Cão (AEDC), em Vila Real, um estágio curricular. Com o presente relatório pretende-se demonstrar todo o trabalho realizado no decorrer do mesmo. O estágio curricular tem o objetivo de colocar à prova competências desenvolvidas ao longo do mestrado. Assim, após a análise de necessidades do AEDC, as quais incidiam na falta de hábitos de estudo dos alunos, foi planificado e desenvolvido o Programa LEME - Leitura, Escrita e Métodos de Estudo, cujo objetivo consistiu na promoção da motivação para a leitura e escrita e aquisição de hábitos de estudo nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para além deste nível de ensino, este projeto também se alargou ao Jardim de Infância, com atividades adaptadas a este nível de ensino. Foi, também, possível intervir e prestar apoio noutras atividades realizadas no Centro Escolar de Árvores que serão referidas ao longo do relatório.Como componente empírica, foi desenvolvida uma investigação no âmbito da educação pré-escolar, cujo objetivo foi conhecer as opiniões e as práticas de avaliação dos educadores na educação pré-escolar. Para tal, foi aplicado um questionário a um grupo de educadores de infância. Este questionário teve por base outro já existente (Oliveira & Gaspar, 2003) e baseou-se, também, numa entrevista realizada a uma educadora de infância. O guião desta entrevista foi baseado no guião de Fonseca (2012). Os resultados demonstraram que a avaliação é uma prática presente no dia-a-dia dos educadores de infância, sendo a observação e os registos o instrumento mais utilizado. Para além disto, verificou-se que a avaliação neste nível de ensino não tem merecido a devida atenção na formação contínua.
In the scope of my Master's Degree in Educational Sciences at Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, occurred a curricular internship in the Árvores's School Center, inserted in the group of Diogo Cão schools, Vila Real. With this report, it's intended to show all the work developed in the course of it. The internship's main point is to test skills developed in previous classes. After analyzing the group of Diogo Cão schools needs, as they related to the students' lack of study habits, the LEME Program was created and developed (LEME stands for Leitura (reading), Escrita (writing) and Métodos de Estudo (study methods)). This Program's objective was to promote reading and writing motivation, as well as study methods acquisition in 1st, 2nd, 3rd and 4th-year school students. Besides this target students, the Program was also adapted to kindergarten children. As an empirical component, an investigation was developed in the field of pre-school evaluation, whose objective was to know the opinions and practices of evaluation in pre-school education. For this purpose, a questionnaire was applied to a group of childhood educators. This questionnaire was based on an already existing questionnaire (Oliveira & Gaspar, 2003) and was also based on an interview with a childhood educator. The script for this interview was based on Fonseca's script (2012). The results showed that the evaluation is a daily practice in the kindergarten. The observation and the registries are the most used instrument. In addition, it was found that evaluation in the pre-school education has not deserved due attention in continuous training.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/83893
Rights: closedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Relatório Final.pdf13.22 MBAdobe PDF    Request a copy
Show full item record

Page view(s) 50

438
checked on Aug 11, 2022

Download(s) 50

343
checked on Aug 11, 2022

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons