Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/83870
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola EB 2/3 s Dr. Daniel de Matos, Vila Nova de Poiares, junto da turma 8ºC, no ano letivo de 2016/2017
Outros títulos: PEDAGOGICAL STAGE REPORT DEVELOPED IN SCHOOL EB 2/3 S DR º DANIEL DE MATOS, VILA NOVA DE POIARES, NEXT TO THE TOUR 8 º C, IN THE LEADING YEAR OF 2016/2017
Autor: Santos, Miguel Ângelo de Jesus 
Orientador: Martins, Raúl Agostinho Simões
Palavras-chave: Processo ensino-aprendizagem; Estágio pedagógico; Educação física; Prática pedagógica; Análise reflexiva; Teaching-learning process; Teacher training; Physical education; Pedagogical practice; Reflective analysis
Data: 30-Jun-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA EB 2/3 S DRº DANIEL DE MATOS, VILA NOVA DE POIARES, JUNTO DA TURMA 8ºC, NO ANO LETIVO DE 2016/2017
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Resumo: O estágio pedagógico é parte integrante do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade de Coimbra. Representa uma etapa fundamental na formação de qualquer futuro docente, na medida em que o estagiário tem a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos, ao longo da sua formação académica, em contexto real. O presente relatório relata o trabalho desenvolvido junta da turma 8ºC, da Escola EB 2/3 S Drº Daniel de Matos, em Vila Nova de Poiares no ano letivo 2016/2017. Em termos de estrutura, o relatório divide-se em cinco capítulos fundamentais, onde inicialmente é feita uma introdução ao processo de ensino-aprendizagem que advém do estágio, seguido de uma contextualização da prática desenvolvida, a respetiva análise reflexiva sobre a prática pedagógica, o aprofundamento do tema/problema e as considerações finais a reter do estágio. Em relação à contextualização da prática desenvolvida, numa primeira fase foram determinadas as expetativas iniciais e a caraterização das condições de realização. Relativamente à análise reflexiva da prática pedagógica, foram desenvolvidas as condicionantes inerentes ao planeamento, à intervenção pedagógica e realização, à avaliação das aprendizagens, à atitude ético-profissional e ainda às atividades complementares, no âmbito das atividades de organização e gestão escolar e dos projetos e parcerias educativas. A parte final do documento é dedicada ao aprofundamento do tema/problema “O conceito de (in)disciplina dos professores de educação física: Estudo comparativo entre professores experientes e inexperientes” e às considerações finais em evidência de todo o processo de ensino-aprendizagem.
The pedagogic stage is an integral part of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, Faculty of Sports Sciences and Physical Education, University of Coimbra. It represents a fundamental step in the training of any teacher insofar as the trainee has the opportunity to apply the acquired knowledge throughout his academic training in a real context. This report reports on the work developed jointly by the 8 º C group, from Escola EB 2/3 S Drº Daniel de Matos, in Vila Nova de Poiares in the 2016/2017 school year. In terms of structure, the report is divided into five fundamental chapters, where it is initially introduced to the teaching-learning process that comes from the stage, followed by a contextualization of the practice developed, its reflective analysis on pedagogical practice, the Deepening of the theme / problem and the final considerations to be retained from the internship. In relation to the contextualization of the developed practice, in the first phase the initial expectations and the characterization of the conditions of realization were determined. Regarding the reflexive analysis of the pedagogical practice, the inherent conditioning factors for planning, pedagogical intervention and achievement, learning evaluation, ethical-professional attitude and complementary activities were developed, within the framework of school organization and management activities and the project And educational partnerships. The final part of the document is dedicated to the deepening of the theme / problem "The concept of (in) discipline of physical education teachers: comparative study between experienced and inexperienced teachers" and the final considerations in evidence of the entire teaching-learning process.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/83870
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
relatorio final de estágio.pdf1.48 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons